Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38957
Título: Análise comparativa de regras de lançamento utilizadas no planeamento da produção por controlo de carga.
Outros títulos: Comparative analysis of launch rules used in production planning by load control.
Autor: Ramos, Ana Lúcia Mendes 
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: Planeamento e Controlo da Produção; Controlo de Carga; Lançamento de Encomendas; Reserva; Regras de Lançamento; Simulação; Production Planning and Control; Workload Control; Order Release; Pre-Shop Pool; Release Rules; Simulation
Data: 29-Jul-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O Controlo de Carga é uma abordagem de Planeamento e Controlo da Produção, com aplicação em pequenas e médias empresas com produção por encomenda, as quais, na maioria dos casos, têm uma configuração do tipo Job Shop. Esta abordagem tem como objetivo controlar a carga de trabalho existente no shop floor de um sistema produtivo, de modo a monitorizar os tempos de produção e, consequentemente, as datas de entrega das encomendas. Para isso, este conceito propõe que as encomendas, antes de darem entrada no shop floor, sejam retidas numa reserva e apenas sejam lançadas a tempo de cumprir a sua data de entrega, mantendo a carga no shop floor dentro dos limites previamente estabelecidos. Deste modo, o lançamento das encomendas para o shop floor é um aspeto chave do conceito Controlo de Carga. A decisão de lançamento é composta por uma decisão de sequenciamento, que estabelece a ordem de lançamento das encomendas; e por uma decisão de seleção, que determina o critério para escolher qual encomenda a ser libertada da reserva. Este estudo evidencia a decisão de sequenciamento das encomendas, e pretende fornecer uma melhor compreensão de como a ordem de lançamento das encomendas influencia o desempenho do sistema produtivo. Para isso, recorre-se à simulação, onde são testadas quatro regras de lançamento que ordenam de forma diferente as encomendas que se encontram na reserva. Três dessas regras encontram-se descritas na literatura e a restante irá ser desenvolvida neste documento – regra de otimização. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a regra de otimização apresenta um desempenho bastante satisfatório, em comparação com as outras regras. Assim, este estudo mostra que o sequenciamento das encomendas na reserva influencia bastante o desempenho do sistema produtivo.
Workload Control is a Production Planning and Control approach with application on small and medium-sized make-to-order companies, which do often have a Job Shop configuration. This approach objective is to control the shop floor workload of a productive system, to track production times and hence the delivery dates. For that, this concept suggests that before entering shop floor, the orders should be hold on a pre-shop pool and just being released in time to fulfil its delivery date while keeping the workload into pre-established limits. Seen this, the order release to shop floor is an essential element of the workload control concept. The release decision is constituted by a sequencing decision, which establish the release sequence of orders; and by a selection decision, that determines the criteria for choosing which order should be liberated from the pool. This study emphases the sequencing decision of orders and pretends to provide a better knowing of how the release sequence of orders has influence on the productive system performance. Therefore four release rules are simulated, that sort by a different form the orders that are on the pool. Three of that rules are described on the literature and the other one will be developed on this document – optimization rule. The results obtained on this study allow us to conclude that the optimization rule presents a satisfactory performance compared with the other rules. So, this study shows that the order sequencing on the pool has substantial influence on the productive system performance.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38957
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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