Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38909
Title: Contribuição para o estudo da formação de vórtices verticais de fogo
Other Titles: Contribution to the study of the formation of vertical fire vortices
Authors: Lopes, David Miguel Jaulino 
Orientador: Viegas, Domingos Xavier Filomeno Carlos
Almeida, Miguel Abrantes de Figueiredo Bernardo de
Keywords: Vórtices de fogo; Tornados de fogo; Gerador de vórtices de fogo; Comportamento extremo do fogo; Altura de chama; Taxas de perda de massa
Issue Date: 21-Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Durante um incêndio, podem-se observar, sob certas condições, a formação e desenvolvimento de vórtices de fogo, um fenómeno imprevisível que pode colocar em perigo vidas humanas assim como causar destruição de bens materiais. O objetivo deste trabalho é o estudo das condições de formação de vórtices de fogo de eixo vertical e suas características físicas, termodinâmicas e cinemáticas, entre elas, taxas de combustão, alturas e diâmetros de chama, velocidades de escoamento, temperaturas e potências geradas. Este fenómeno é de difícil previsão e extremamente perigoso, podendo-se observar, se estiverem reunidas certas condições, em incêndios florestais. Os vórtices de fogo já foram alvo de vários estudos, sendo que nenhum deles feito com combustíveis florestais, que é o combustível que está efetivamente presente num incendio florestal. O combustível florestal utilizado neste trabalho foi mato, que é composto maioritariamente por duas espécies: urze (Erica Australis) e carqueja (Pterospatum tridentatum). Para uma melhor compreensão e perceção deste fenómeno, foram relacionados os seus parâmetros e tiradas conclusões. Realizaram-se vários ensaios nas mesmas condições para poder obter relações fidedignas e bem fundamentadas. Neste trabalho foi aperfeiçoada uma metodologia experimental para o estudo de um vórtice de fogo.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38909
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_Final_2_alteracao_capa.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.