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https://hdl.handle.net/10316/38886
Título: | Análise do Comportamento Dinâmico de um Veículo Automóvel de Rali | Outros títulos: | Analysis of the dynamic behavior of a rally vehicle | Autor: | Almeida, Vítor Emanuel Correia | Orientador: | Neto, Maria Augusta Patrocínio, Daniel José Ferreira do |
Palavras-chave: | Ângulo de camber; Suspensão de triângulos sobrepostos; Suspensão McPherson; Mecanismo de quatro barras; Mecanismo de biela-manivela invertido; Camber angle; Double-Wishbone suspension; McPherson suspension; Four-bar linkage; Inverted slider-crank mechanism | Data: | 22-Jul-2014 | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | O objetivo deste trabalho é prever a alteração do ângulo de camber em função do deslocamento vertical da roda.
Para o estudo foram selecionados dois tipos de suspensão, triângulos sobrepostos e McPherson, os quais foram comparados com dois modelos cinemáticos de dois mecanismos, mecanismo de quatro barras e mecanismo de biela-manivela invertido, respetivamente.
Os resultados obtidos pela comparação dos dados teóricos e medidos, são bastante satisfatórios uma vez que os valores se encontram bastante próximos, o que permite confirmar a validade dos modelos adotados. The main objective of this work is to predict the camber angle change due to the vertical displacement of the wheel. Two types of suspension, Double-Wishbone and McPherson, have been selected, which were compared with two kinematic models of two mechanisms, four-bar linkage and inverted slider-crank mechanism respectively. The results obtained, by comparing the theoretical and measured data, are quite satisfactory since the values are quite similar, allowing to confirm the validity of the adopted models. |
Descrição: | Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/38886 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado |
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