Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38818
Title: Modelo de custos para processos de produção rápida
Other Titles: Cost model for fast manufacturing processes
Authors: Lourenco, Vera Lúcia Lopes 
Orientador: Silva, Cristóvão
Keywords: Produção Rápida; Modelo de Custos; Peças Metálicas; SLM; Rapid Manufacturing; Cost Model; Metal Parts; SLM
Issue Date: 23-Jul-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A produção rápida é um processo relativamente novo derivado de tecnologias desenvolvidas para a prototipagem rápida para a obtenção de protótipos. As tecnologias de produção rápida têm como objetivo a produção de peças finais, através do princípio de adição de camadas e com o mínimo desperdício de material, a partir de um modelo tridimensional em CAD. Para justificar o potencial destas técnicas, este trabalho inclui informação sobre os benefícios da produção rápida tais como a redução do desperdício de material utilizado na produção de peças e o impacto na customização em massa e na cadeia de abastecimento. O presente trabalho apresenta ainda um modelo de custos relativo a estas tecnologias aditivas e uma análise do mesmo, de forma a evidenciar que a produção rápida pode ser competitiva e economicamente vantajosa em relação a tecnologias subtrativas.
Rapid Manufacturing (RM) is a relatively new process derived from technologies developed for rapid prototyping for obtaining prototypes. The rapid manufacturing technologies aim to produce final pieces, through the principle of adding layers and with minimal waste of material, from a three-dimensional CAD model. To justify the potential of these techniques, this paper includes information on the benefits of the rapid manufacturing such as the reduction of waste material used in the production of parts and the impact on mass customization and supply chain. This work also presents a cost model for these additive technologies and an analysis of the same costs, in order to show that rapid manufacturing can be competitive and economically convenient compared to subtractive technologies.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38818
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese - Vera Lourenço.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.