Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38706
Título: Definição de estratégias de atravessamentos pedonais em rotundas
Autor: Ferreira, Ana Rita Marques 
Orientador: Silva, Ana Maria César Bastos
Palavras-chave: Rotunda; atravessamentos pedonais; nível de desempenho; atravessamentos semaforizados
Data: 19-Fev-2016
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: As rotundas são caracterizadas por assegurarem elevados níveis de desempenho global, revelando-se capazes de responder de forma adequada aos diferentes utilizadores da via pública, designadamente veículos e peões. Os modelos tradicionais de estimação de capacidades apenas têm em consideração o desempenho da solução, na sua resposta ao tráfego motorizado, o que dificulta a sua aplicação a rotundas localizadas em domínio urbano, onde a presença do peão é constante. Atualmente, os novos desenvolvimentos tecnológicos vieram abrir novas perspetivas de investigação e as plataformas de microssimulação afiguram-se, cada vez mais, como a metodologia mais adequada ao estudo das interações entre diferentes utilizadores. Nesta ótica, a presente dissertação insere-se na sequência de trabalhos desenvolvidos anteriormente e no âmbito da qual se procura melhorar o conhecimento sobre a influência que a existência de travessias pedonais assume no desempenho da rotunda. Recorrendo a técnicas de microssimulação foram testadas e avaliadas diferentes estratégias de atravessamento pedonal para uma passagem para peões tradicional, comparativamente a uma passagem de peões com sinalização luminosa do tipo Pelican. Foram definidos diferentes cenários de estudo tendo por base variações dos níveis de procura de tráfego automóvel e pedonal e a localização da travessia. Os trabalhos foram suportados pela construção de um modelo simulado no software AIMSUN, baseado num exemplo real, de modo a suportar os trabalhos de calibração e validação do modelo e desta forma salvaguardar a robustez dos resultados inferidos. Os resultados obtidos demonstraram que o impacto causado pelo peão, independentemente da localização da travessia, apresenta relevância para níveis de saturação acima dos 80% e para níveis de procura pedonal superiores a 500 peões/h. Apenas para uma passagem para peões com sinalização luminosa onde o atravessamento ocorre em duas fases, o impacto faz-se sentir para níveis de saturação superiores a 100%, independentemente do fluxo pedonal
Roundabouts are characterized by ensuring high levels of overall performance, which are able to respond appropriately to different road users, such as vehicles and pedestrians. The traditional capacity estimation models only take into account the performance of the solution given the motorized traffic, which make it hard to apply them on roundabouts located in the urban area, where the presence of pedestrians is constant. Nowadays, technological developments brought new prospects for research and microsimulation platforms appear to be, increasingly, the most appropriate methodology for studying the interactions between different users. From this perspective, this dissertation is part of the sequence of earlier works that seeks to improve the knowledge about the influence of the pedestrian crossings on the performance of the roundabout. Using microsimulation techniques, the traditional pedestrian crossing was compared to the pedestrian crossing with light signaling (Pelican type), by testing and evaluating them both. The defined scenarios took into consideration the variation, in demand levels, of car traffic and the location of the pedestrian crossing. The work was supported by the construction of a simulation model built with AIMSUN software, based on a real example, since it supports the calibration and model validation, thus safeguarding the robustness of the results. The results showed that the impact of the pedestrian crossing, regardless of their location, is relevant to saturation levels above 80% for pedestrian demand levels over 500 pedestrians/h. As for a pedestrian crossing with light signaling where the crossing occurs in two stages, the impact was felt to saturation levels above 100%, regardless of the pedestrian flow
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38706
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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