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dc.contributor.advisorAntunes, António José Pais-
dc.contributor.advisorPita, João Pedro Almeida da Rocha-
dc.contributor.authorVentura, Tânia Sofia Dias-
dc.date.accessioned2017-03-27T10:21:31Z-
dc.date.available2017-03-27T10:21:31Z-
dc.date.issued2014-09-08-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38626-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA importância crescente do uso dos transportes aéreos para movimentar passageiros e carga tem vindo a colocar pressão extra sobre os aeroportos e obrigar a novas abordagens na atribuição dos voos a portas de embarque. Neste trabalho mostram-se duas abordagens possíveis à atribuição dos voos: uma considerando a minimização do total das distâncias a percorrer pelos passageiros nos terminais e a outra maximizando os passageiros servidos por portas de embarque. Das duas abordagens escolhidas, desenvolve-se a da maximização dos passageiros servidos por portas, criando um modelo capaz de atribuir os voos tendo em conta as restrições geométricas do terminal, a possibilidade da retirada das aeronaves das portas de embarque, quando estas vão permanecer por longos períodos de tempo no aeroporto, assim como lidar com situações de congestionamento. A aplicabilidade do modelo foi testada usando como estudo de caso um dos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo. A rapidez de cálculo de modelo torna-o bastante versátil, podendo ser usado tanto para o planeamento a longo prazo das atribuições do voos, como lidar com imprevistos diariamente e em tempo real.pt
dc.description.abstractThe increasing importance of the use of air transportation to transit passengers and cargo has being placing extra pressure on the airports and forces new approaches in the gate assignment problem. In this paper, we present two possible approaches to gate assignment: one considers the minimization of total passenger walking distance inside the terminal and the other the maximization of the passengers served by gates. From the two chosen approaches, we developed the one that maximizes passengers served by gates, creating a model able to assign flights taking into account the terminal geometrical restrictions, the possibility of towing the aircraft from the gate, when it stays in the airport for long periods of time, as well as able to deal with congestion situations. The model applicability was tested using a terminal from São Paulo International Airport as our case study. The model calculation speed makes it extremely versatile, allowing it to be used to not just for long term assignment planning, as well as dealing in real-time with daily unexpected changes.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPortas de embarquept
dc.subjectAeroportos -- organizaçãopt
dc.titleAtribuição de portas de embarque em aeroportospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2014-09-08*
dc.identifier.tid201659433pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCITTA - Research Centre for Territory, Transports and Environment-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8265-9225-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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