Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/38571
Title: Análise do comportamento acústico de revestimentos microperfurados
Authors: Santos, Vítor Bruno Nunes dos 
Orientador: Godinho, Luís Manuel Cortesão
Mendes, Paulo Jorge Rodrigues Amado
Keywords: Isolamento acústico de edifícios; Painéis microperfurados
Issue Date: 30-Jul-2015
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: No âmbito do presente trabalho, apresenta-se uma análise experimental do comportamento acústico de painéis microperfurados feitos em MDF. Na análise é utilizado o método do tubo de impedância (conforme a norma ISO 10534-2). O principal objetivo será avaliar a eficiência acústica de tais soluções com diferentes dimensões dos furos, do espaçamento entre eles, a influência da caixa-de-ar no tardoz dos painéis, comparando com um suporte “favo de abelha” e o efeito da utilização de lã-de-rocha cheia vs lã-de-rocha macroperfurada. Os dados experimentais referentes à incorporação de caixa-de-ar vazia são ainda comparados com resultados de modelos teóricos. Esta última tem como objetivo calibrar um modelo credível que no futuro seja utilizado regularmente, facilitando o estudo de qualquer tipo de solução do género. Após estudo laboratorial, concluiu-se que, no geral, os materiais microperfurados testados apresentam boa conformidade de resultados. Possuem boa absorção sonora nas baixas/médias frequências. A comparação do método experimental com o modelo teórico mostra uma boa correlação entre resultados experimentais e resultados teóricos.
No âmbito do presente trabalho, apresenta-se uma análise experimental do comportamento acústico de painéis microperfurados feitos em MDF. Na análise é utilizado o método do tubo de impedância (conforme a norma ISO 10534-2). O principal objetivo será avaliar a eficiência acústica de tais soluções com diferentes dimensões dos furos, do espaçamento entre eles, a influência da caixa-de-ar no tardoz dos painéis, comparando com um suporte “favo de abelha” e o efeito da utilização de lã-de-rocha cheia vs lã-de-rocha macroperfurada. Os dados experimentais referentes à incorporação de caixa-de-ar vazia são ainda comparados com resultados de modelos teóricos. Esta última tem como objetivo calibrar um modelo credível que no futuro seja utilizado regularmente, facilitando o estudo de qualquer tipo de solução do género. Após estudo laboratorial, concluiu-se que, no geral, os materiais microperfurados testados apresentam boa conformidade de resultados. Possuem boa absorção sonora nas baixas/médias frequências. A comparação do método experimental com o modelo teórico mostra uma boa correlação entre resultados experimentais e resultados teóricos.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38571
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 10

813
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

676
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.