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Título: Comparação do custo de uma ponte pedonal de tirantes com o tabuleiro em lamelado-colado ou em aço
Autor: Romeiro, João Pedro dos Santos 
Orientador: Simões, Luís Miguel da Cruz
Palavras-chave: Pontes pedonais; Tabuleiros de pontes
Data: 19-Mar-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Na presente dissertação foi estudada uma ponte pedonal atirantada sujeita às forças dinâmicas da passagem de uma prova de atletismo, sendo comparados os resultados obtidos utilizando um tabuleiro em aço e um tabuleiro de lamelado-colado. Este trabalho foi efectuado com o objectivo de avaliar os custos das duas soluções em termos de comodidade para o peão. Para cada material foram consideradas 3 pontes com vãos diferentes. A partir do pré-dimensionamento das secções a utilizar para o tabuleiro, é efectuada uma análise estática para as pontes, com tabuleiro em aço e tabuleiro em lamelado-colado. Procurou-se garantir que a ponte apresenta deslocamentos e esforços que garantam a segurança da mesma. Seguidamente é abordada a análise da fase construtiva da ponte. Esta fase da ponte é crucial para a sustentabilidade da mesma, dado que a estrutura apresenta uma grande flexibilidade. Por esse motivo foi necessário efectuar esta análise para verificar a segurança da mesma durante a sua construção. As pontes pedonais de tirantes foram sujeitas a uma análise dinâmica, verificando os valores obtidos aquando da solicitação provocada por uma maratona. Para cada solução foram comparados os valores obtidos e por fim apresentados os custos de cada solução.
A cable-stayed footbridge subjected to dynamic forces due to an athletic competition is studied here. Two decks with different materials are chosen and the bridge responses evaluated. The costs of both structural solutions are compared in view of the pedestrian comfort. Three bridges spans are considered in order to find out the most effective deck material. Several glulam and steel cable deck bridges designs are analysed to check whether the stresses and displacements are within the allowable limits. It follows the analysis of the erections stages given its importance for the cross-section stresses during construction. The dynamic analysis of the several bridges is done by finding the structural response induced by marathon runners. The results are compared to find out which are the most cost effective
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/38539
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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