Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/38539
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dc.contributor.advisorSimões, Luís Miguel da Cruz-
dc.contributor.authorRomeiro, João Pedro dos Santos-
dc.date.accessioned2017-03-27T10:03:12Z-
dc.date.available2017-03-27T10:03:12Z-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/38539-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractNa presente dissertação foi estudada uma ponte pedonal atirantada sujeita às forças dinâmicas da passagem de uma prova de atletismo, sendo comparados os resultados obtidos utilizando um tabuleiro em aço e um tabuleiro de lamelado-colado. Este trabalho foi efectuado com o objectivo de avaliar os custos das duas soluções em termos de comodidade para o peão. Para cada material foram consideradas 3 pontes com vãos diferentes. A partir do pré-dimensionamento das secções a utilizar para o tabuleiro, é efectuada uma análise estática para as pontes, com tabuleiro em aço e tabuleiro em lamelado-colado. Procurou-se garantir que a ponte apresenta deslocamentos e esforços que garantam a segurança da mesma. Seguidamente é abordada a análise da fase construtiva da ponte. Esta fase da ponte é crucial para a sustentabilidade da mesma, dado que a estrutura apresenta uma grande flexibilidade. Por esse motivo foi necessário efectuar esta análise para verificar a segurança da mesma durante a sua construção. As pontes pedonais de tirantes foram sujeitas a uma análise dinâmica, verificando os valores obtidos aquando da solicitação provocada por uma maratona. Para cada solução foram comparados os valores obtidos e por fim apresentados os custos de cada solução.pt
dc.description.abstractA cable-stayed footbridge subjected to dynamic forces due to an athletic competition is studied here. Two decks with different materials are chosen and the bridge responses evaluated. The costs of both structural solutions are compared in view of the pedestrian comfort. Three bridges spans are considered in order to find out the most effective deck material. Several glulam and steel cable deck bridges designs are analysed to check whether the stresses and displacements are within the allowable limits. It follows the analysis of the erections stages given its importance for the cross-section stresses during construction. The dynamic analysis of the several bridges is done by finding the structural response induced by marathon runners. The results are compared to find out which are the most cost effectivept
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPontes pedonaispt
dc.subjectTabuleiros de pontespt
dc.titleComparação do custo de uma ponte pedonal de tirantes com o tabuleiro em lamelado-colado ou em açopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2014-03-19*
dc.identifier.tid201658569pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civilpt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado
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