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Título: Quantificação de custos externos ambientais no sector dos transportes rodoviários: Aplicação a veículos pesados de mercadorias
Autor: Silva, Ana Margarida Casimiro da 
Orientador: Tchepel, Oxana Anatolievna
Pitera, Kelly Ann
Palavras-chave: custos externos; poluição do ar; emissões do transporte rodoviário; veículos pesados de mercadorias; external costs; air pollution; road transport sector emissions; heavy goods vehicles
Data: 16-Set-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A fim de implementar um sistema de transporte mais sustentável e justo, que é um elementochave da política comum de transportes, os custos associados às externalidades do sector dos transportes, p.e. poluição atmosférica, devem ser internalizados na economia. Para tal é fundamental que os custos externos sejam estimados. O objetivo desta dissertação de mestrado é estimar os custos externos da poluição atmosférica do sector dos transportes rodoviários, com foco em veículos pesados de mercadorias, sendo ainda necessário para este fim estimar as emissões associadas à poluição atmosférica. Com base em abordagens atualmente disponíveis, selecionadas a partir de uma revisão da literatura, a metodologia proposta na Diretiva Eurovinheta foi utilizada para quantificar os custos externos da poluição do ar e a metodologia ARTEMIS foi utilizada para quantificar os fatores de emissão de NOx e PM. Aplicaram-se estas metodologias a uma área de estudo, no Distrito de Coimbra, utilizando informações sobre velocidade média de circulação, inclinação de estrada, contagens de tráfego, composição da frota e distâncias percorridas. Os resultados obtidos neste trabalho fornecem informações quantitativas sobre os custos externos do transporte rodoviário, relevantes no quadro da legislação europeia no que concerne os impactes da poluição do ar e transportes sustentáveis, podendo ser úteis no processo de decisão a nível local. Os valores de custos externos obtidos variam entre 0.5 a 14 cent.km-1 por veículo, dependendo principalmente do peso, tecnologia (classe de emissão) e tipo de veículo (Articulado ou Rígido). O custo total da poluição atmosférica na área de estudo seria cerca de quatro milhões de euros por ano, tendo em conta os dados de tráfego de 2012, para a área de estudo.
In order to implement a more sustainable and fair transport system, which is a key-element of the common transport policy, the costs associated with the externalities of the transport sector, p.e. atmospheric pollution, must be internalized into the economy. In order to do so, it is fulcral that the external costs be estimated. The purpose of this Master thesis is to estimate the external costs of air pollution and emissions related derived from the road transport sector, focusing on Heavy Goods Vehicles. To this end, it is necessary to estimate the emissions associated with atmospheric pollution. Based on currently available approaches, selected from a literature review, the methodology proposed in the Eurovignette Directive was used to quantify the external costs of air pollution, and the ARTEMIS methodology was used to quantify the emission factors of NOx and PM. These methodologies were applied to a selected study area, in the district of Coimbra, by using data on the average velocity of circulation, road slope, traffic count, vehicle pool composition and travelled distance. The results obtained in this paper provide quantitative information on the external costs of road transport relevant in the framework of European legislation in what concerns air pollution impacts and sustainable transport, being potentially useful in the decision process on a national level. The obtained external costs values vary between 0.5 to 14 cent.km-1 per vehicle, depending mainly on the vehicle weight, technology (emission class) and vehicle type (articulated or rigid). The total cost of atmospheric pollution in the study area would be around four million of euros per year, when taking in account traffic data for the year of 2012, in respect to this study area
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/38458
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Civil - Teses de Mestrado

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