Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/3741
Title: A arquitectura do quotidiano: público e privado no espaço doméstico da burguesia portuense nos finais do século XIX
Authors: Mota, Nelson Jorge Amorim 
Orientador: Costa, Alexandre Alves
Keywords: Habitação, Porto, séc. 19
Issue Date: Jul-2006
Citation: MOTA, Nelson Jorge Amorim - A arquitectura do quotidiano: público e privado no espaço doméstico da burguesia portuense nos finais do século XIX. Coimbra, 2006.
Abstract: Este trabalho procura retratar um momento no processo de transformação do espaço doméstico, a partir da forma como se estrutura nesse lugar a dialéctica entre privado e público. O instante escolhido, o final do século XIX, situa-se num período balizado por duas referências essenciais: num limite está Paris durante a Monarquia de Julho, quando a burguesia, segundo Walter Benjamin, transforma o espaço doméstico num camarote no teatro do mundo, construindo na sua casa uma realidade idealizada para si e para a sua família. No outro limite está o modernismo, apresentado por Beatriz Colomina como o momento em que se quebram as tradicionais fronteiras entre interior e exterior, entre privado e público. O lugar escolhido para esta investigação, o Porto, é uma cidade burguesa de média dimensão na periferia da Europa mas contaminada por dinâmicas de relação que transportam para o seu espaço as características que vigoram nessa época. O suporte utilizado foi a recolha de todos os processos de licenciamento que deram entrada na Câmara Municipal do Porto entre os anos de 1897 e 1900. Cruzando essa recolha com informação complementar, elaborou-se uma inventariação que permitiu caracterizar cada caso com dados de natureza diversa, relativos ao edifício, ao requerente, à sua família, ao autor do projecto e até ao construtor da obra. O enquadramento e o tratamento da informação é antecedido por estudos de contextualização que permitem compreender o fenómeno de evolução do espaço doméstico burguês, o Porto e a sua burguesia no século XIX e também as transformações na habitação burguesa do Porto. A partir da identificação de categorias representativas de casos com características semelhantes de relação com o lote e com o espaço público, desenvolve-se uma metodologia de investigação de diversos parâmetros associados à vivência quotidiana no âmbito do espaço doméstico. A abordagem incide com particular interesse na relação entre a maneira como são negociadas as fronteiras entre o privado e o público. Para o esclarecimento destes domínios são explorados âmbitos que cruzam a caracterização espacial dos edifícios, a sociologia da família e a sociologia do quotidiano. Os resultados deste estudo permitem esclarecer que o espaço doméstico da burguesia portuense no final do século XIX se encontra num domínio híbrido, onde se habita e se trabalha, onde coexistem a família e os criados, onde privado e público se contaminam.
Description: Tese de Mestrado em Arquitectura
URI: https://hdl.handle.net/10316/3741
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação JUL 2006 - (Resumo).pdf418.06 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,243
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

672
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.