Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/37133
Título: Uma família disfuncional: impacto na qualidade de vida do elemento-alvo
Autor: Nápoles, Mariana Catarina Coutinho de Vasconcelos de Lacerda e 
Orientador: Vitorino, Humberto
Palavras-chave: Família disfuncional; Violência doméstica; Violência conjugal; Maus tratos infantis; Violência inter-pares; Comportamentos para-suicidários; Saúde mental; Abuso do álcool; Medicina Geral e Familiar
Data: Mar-2016
Resumo: A família é definida pela Organização Mundial de Saúde como sendo o grupo de pessoas de casa que tem um certo grau de parentesco por sangue, adopção ou casamento, limitado em geral pelo chefe de família, esposa e filhos solteiros que convivem com eles e é o primeiro agente social envolvido na promoção da saúde e no bemestar. Quando a família se torna ineficaz, não sendo capaz de exercer as suas funções dizse disfuncional. A violência doméstica é uma forma de disfunção familiar, constituindo qualquer tipo de violência física, psicológica, verbal ou outra dentro do seio familiar. Este relatório pretende apresentar um caso de uma família disfuncional, na qual os episódios de violência doméstica são constantes, e do impacto dessa situação familiar na qualidade de vida do elementoalvo. Pretende ainda sensibilizar a Comunidade Médica, em especial a Medicina Geral e Familiar, para os casos de violência doméstica.
Descrição: Trabalho final do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de mestre (área científica de medicina geral e familiar) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina.
URI: https://hdl.handle.net/10316/37133
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese de Mestrado - Mariana Nápoles.pdfTese de Mestrado - Mariana Nápoles408.3 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.270
Visto em 17/jul/2024

Downloads 10

3.877
Visto em 17/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.