Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/36825
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dc.contributor.advisorViegas, Domingos Xavier-
dc.contributor.advisorRaposo, Jorge Rafael Nogueira-
dc.contributor.authorRodrigues, Diogo Lopes-
dc.date.accessioned2017-02-22T11:46:20Z-
dc.date.available2017-02-22T11:46:20Z-
dc.date.issued2016-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/36825-
dc.description.abstractResumo O objetivo desta dissertação é o estudo do fenómeno do fogo de junção, um tipo de comportamento do fogo que ocorre quando duas frentes se encontram, fazendo entre si um determinado ângulo. O trabalho focou-se principalmente nos efeitos do vento e do declive na velocidade de propagação do fogo de junção. Para caracterizar os efeitos das variáveis acima referidas no fogo de junção, foram elaborados dois programas experimentais distintos: no primeiro, foram realizados vários ensaios de queima de 3 combustíveis diferentes, fazendo-se variar o ângulo de inclinação da mesa de ensaios entre 0 e 40º; no segundo, realizado no túnel de vento do CEIF, foram realizados ensaios de queima usando caruma (Pinus pinaster) e fazendo variar a velocidade do vento entre 1 e 5 m/s.por
dc.description.abstractAbstract The objective of this dissertation is the study of the junction fire phenomena, which occurs when two fire fronts intersect, making a certain angle between them. The main focus of the work is the understanding of the role of slope and wind on the fire’s rate of spread. In order to characterize the effects of slope and wind on junction fires, two different types of experimental tests were performed. Tests using 3 different kinds of fuels were performed, varying the slope between 0 and 40º. Experiments on CEIF’s wind tunnel, using pine needles (Pinus pinaster) were also performed, varying wind speed between 1 and 5 m/s.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIncêndios florestaispor
dc.subjectPropagação do fogopor
dc.titleO efeito do vento e do declive em fogos de junçãopor
dc.title.alternativeThe effect of wind and slope in junction firespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewednopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânicapor
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapor
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica (Energia e Ambiente)-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitLAETA - Associated Laboratory for Energy, Transports and Aeronautics-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6690-035X-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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