Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/36497
Título: Diabetes Mellitus e sua influência no sucesso do tratamento endodôntico: um estudo clínico retrospetivo.
Autor: Reis, Ana Patrícia dos Santos 
Orientador: Ferreira, Manuel Marques
Carrilho, Eunice
Palavras-chave: Diabetes Mellitus; endodontic infections; dental pulp; Apical periodontitis; Endodontic treatment outcome
Data: 2012
Resumo: Introdução: A Diabetes Mellitus (DM) é uma doença endócrina onde estão envolvidas as hormonas produzidas pelos ilhéus de Langerhans. A DM tem capacidade de afetar variadas funções do sistema imunitário do indivíduo, predispondo-o para a inflamação crónica, degradação progressiva dos tecidos e diminuição da reparação tecidular. Das alterações provocadas por esta doença ao nível da cavidade oral pode-se destacar a xerostomia, disgeusia, alterações periodontais, aumento da suscetibilidade à infeção e alterações tanto ao nível da polpa dentária como nos tecidos periapicais. Objetivos: O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da DM ao nível dos tecidos periapicais e estimar de que forma esta pode ser determinante para o sucesso dos tratamentos endodônticos nestes doentes. Materiais e Métodos: Foram analisados 737 casos clínicos tratados na consulta da Área de Medicina Dentária, a que foram feitos tratamentos endodônticos não cirúrgicos, entre os anos de 2003 e 2012. Destes foram selecionados os doentes com Diabetes Mellitus, num total de 32, dos quais 23 se dispuseram a vir à consulta e a participar neste estudo. Os dados recolhidos foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences, versão 19, a um nível de significância de 5%. Resultados: Foram avaliados 37 dentes no grupo teste e 25 no grupo controlo. Para os parâmetros analisados relativos ao diagnóstico pulpar, mobilidade, presença de fístula, percussão horizontal e vertical, avaliação da restauração definitiva e intervalo de tempo entre a consulta de obturação e a restauração definitiva e/ou a consulta de controlo, não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas (p>0.05). Em relação à avaliação do sucesso dos tratamentos endodônticos realizados, este foi de 62% no grupo de teste e de 80% no grupo controlo (p>0.05). Conclusões: Os resultados deste estudo não são conclusivos em relação ao aumento da prevalência da periodontite apical nos doentes diabéticos. Em relação à avaliação do sucesso dos tratamentos endodônticos analisados verificou-se que a percentagem de sucesso nos doentes diabéticos é mais baixa, embora não seja estatisticamente significativa. Por este motivo e dadas as limitações deste estudo, não se pode afirmar que doentes com DM têm maior predisposição para o desenvolvimento de lesões periradiculares ou que o sucesso dos tratamentos endodônticos nestes doentes esteja comprometido. É importante, no entanto, que sejam desenvolvidos mais estudos de forma a caracterizar as alterações pulpares e periradiculares e que avaliem a prevalência da periodontite apical e sua progressão em doentes com Diabetes Mellitus.
Descrição: Trabalho final do 5º ano com vista à atribuição do grau de mestre no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina Dentária apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/36497
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Med. Dentária - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Trabalho Final - Ana Patrícia Reis.pdfTrabalho Final - Ana Patrícia Reis237.61 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

657
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

795
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.