Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/361
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFaro, Ana-
dc.contributor.authorZiheng, Ning-
dc.date.accessioned2008-12-04T12:46:22Z-
dc.date.available2008-12-04T12:46:22Z-
dc.date.issued2002-01-11en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/361-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências do Desporto), apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractIntrodução A investigação tem demonstrado que existe transferência dos efeitos do treino entre os membros. Muita da literatura disponível sobre transferência bilateral tem sido centrada na aprendizagem na tarefa motora, tal como perseguição rotor e sequência dos dedos. Poucas investigações foram feitas no que respeita a transferência bilateral na aprendizagem da motricidade grosseira. O propósito deste estudo são: a) Avaliar a eficácia da transferência bilateral na aprendizagem do lançamento por cima do braço através de medidas de desempenho e de variedade de desempenho; b) Estudar a assimetria da transferência bilateral na aprendizagem do lançamento por cima do braço. c) Investigar as mudanças do movimento dos braços e parte de cima do corpo na aprendizagem do lançamento por cima do braço, em termos cinemáticos e cinéticos, durante o processo da transferência. Revista da Literatura O fenómeno da transferência bilateral foi estudado há mais de cem anos. Muitos estudos demonstraram que a transferência bilateral existe na aprendizagem de tarefas, tanto cognitivas, como naquelas que envolvem factores neuromuscular. A assimetria da transferência bilateral foi esclarecida pelos diferentes modelos de suposições apesar do facto de subsistir alguma controvérsia relativa à transferência bilateral na aprendizagem motora. Metodologia Os métodos e procedimentos usados neste estudo incluíram um estudo do piloto, selecção de assuntos sobre a tarefa de aprendizagem, aparelhos de medição, selecção da amostra, procedimentos de treino, provas do protocolo e análise estatística. Este estudo foca principalmente as análises de cinemáticas e cinéticos nos membros bilaterais, do sujeito, no processo da aprendizagem do lançamento por cima do braço. Foram seleccionados estudantes do sexo masculino em cinquenta e três escolas primárias. Foi obtido um termo de consentimento para cada um dos sujeitos da amostra. Estes sujeitos foram divididos em quatro grupos: Grupos de mão direita (R), grupos de mão esquerda (L), grupos de mão direita e de mão esquerda (ReL) e grupos de controlo conforme o programa de treino (C). A tarefa experimental consistia na produção de um movimento realizado na posição de pé: lançamento de uma bola de ténis (50-55 gramas; diâmetro 6.4-6.7 cm) por cima do braço o centro de um alvo. 3-D Motion Analysis System (Santa Rosa, CA) e Kistler Force Platform System (9287A) foram usados para recolher os dados para avaliação da transferência ocorrido entre mãos. A medição da transferência bilateral incluíu a transferência da mão preferida para a mão não-preferida (TPN) e a transferência de mão não-preferida para mão preferida (TNP) de acordo do esboço dentro do sujeito "within-subject design" (Magill 1998). Um conjunto de técnicas estatísticas (Chi-square Analysis, Pearson's Product Correlation, Paired T-test, Analysis of Variance, Multivariate Analysis of Variance, Multivariate Analysis of Variance with RM) foram utilizadas para tratamentos de dados. Resultados Os sujeitos dos quatro grupos mostram resultados semelhantes no que se refere ao erro radial "radial error"(RE), erro constante "constant error" (CE) e erro variável "variable error" (VE) em ambos direita e esquerda lançamento por cima do braço, antes da experiência foi conduzido. Os dados também mostraram que não existem diferenças significativas na variedade de velocidade e aceleração, nos parâmetros cinéticos em ambas as mãos direita e esquerda. O resultado do Post-teste indicou que erros radial tanto na lateralidade direita como esquerda, no lançamento por cima do braço foi geralmente melhorado nos quatros grupos. Entretanto, a velocidade máxima da bola e a aceleração máxima foram igualmente aumentadas devido à aprendizagem e treinos do lançamento por cima do braço. Semelhantes resultados foram encontrados nas medidas cinéticas. Discussão A assimetria manual mostrada no lançamento por cima do braço varia consoante a mão seja a preferida ou não (P>0.05). Os resultados indicam que a prática dos dois membros alternativamente é uma óptima opção para potenciar os efeitos de programas de treino concebidos para aquisição de transferência bilateral. O resultado da pesquisa não foi concordante com "Fitts' law", segundo o qual a relação entre rapidez e exactidão (pontaria) do movimento foi esclarecido como um rapidez-exactidão "tradeoff". O montante da transferência bilateral (a transferência no sentido da mão preferida para a não-preferida) na aprendizagem do lançamento por cima do braço, foi esclarecido por medidas cinesiológicas. A hipótese da pesquisa, em que havia incremento em cumprimento do erro do desempenho de medidas cinemáticas e medidas cinéticas do lançamento por cima do braço do outro (não treinado) braço, depois de ter aplicado um programa de treino do lançamento por cima do braço foram suportados neste estudo. Conclusão a) Programas alternativos de treino parecem ser mais eficientes para a melhoria do desempenho do lançamento por cima do braço. Foi igualmente sugerido que os programas devem ser utilizados na aprendizagem da tarefa bilateral motora para optimizar o processo da aprendizagem. b) Transferência bilateral ocorre na aprendizagem do lançamento por cima do braço. A assimetria da transferência bilateral no lançamento por cima do braço parece paradoxal. O erro na actividade quando a transferência é no sentido mão não-preferida para a preferida foi maior que de sentido inverso. Relativamente à velocidade e aceleração a transferência é superior no sentido da mão preferida para a não-preferida. c) Um novo " motor-perceptual model " foi desenvolvido para explicar a direcção da assimetria da transferência bilateral neste estudo. A direcção da assimetria em transferência bilateral pode ser determinado pela medida transferível cognitivo ou medida neuromuscular. Parece que a transferência da medida cognitiva tal como erro do desempenho menifestou mais TNP uma vez que TPN é relativa à medida neuromuscular tais como medidas cinemáticas e medidas cinéticas em respeito a direcção da transferência entre mãos direita e mão esquerda.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectCiências do desportoen_US
dc.subjectCinesiologiaen_US
dc.subjectControlo motor-
dc.titleAspectos cinesiológicos da transferência bilateral na aprendizagem do lançamento por cimaen_US
dc.title.alternativeKinesiological aspects of bilateral transfer in the learning of the overarm throwen
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
NZiheng.pdf782.89 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

399
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

168
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.