Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/357
Título: A relação treinador - atleta: percepção dos comportamentos de liderança e de coesão em equipas de futebol.
Autor: Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho 
Orientador: Seepa, Sidónio
Palavras-chave: Ciências do desporto; Relação treinador-atleta; Coesão; Liderança
Data: 21-Set-1999
Citação: LEITÃO, José Carlos Gomes de Carvalho - A relação treinador - atleta: percepção dos comportamentos de liderança e de coesão em equipas de futebol. Coimbra, 1999.
Resumo: Apesar da influência que os comportamentos de liderança e de coesão de grupo parecem ter no rendimento desportivo, poucos são os estudos (Westre e Weiss, 1991 ; Antunes e Cruz, 1997 ; Leitão, 1997) que procuraram avaliar de uma forma processual e concorrente os construtos de liderança e de coesão. Assim, este estudo teve como objectivo geral analisar as relações entre o treinador e o atleta e em particular, observar a influência da percepção dos comportamentos de liderança e de coesão no rendimento desportivo. Os atletas (N=316, M=23.2 anos, DP=4.33) provenientes de 23 equipas de futebol participantes em campeonatos nacionais (2ª e 3ª divisão nacional) e distritais (1ª divisão distrital) foram avaliados em três momentos ao longo de uma época desportiva, através das escalas resultantes do Modelo Multidimensional de Liderança (Chelladurai, 1978, 1991) e do Modelo Conceptual de Coesão (Carron et al., 1985). Como medidas adicionais foram também utilizadas medidas de rendimento individual e de equipa. Desta forma, tendo em vista a análise psicométrica dos instrumentos teóricos de avaliação, foi efectuado um estudo factorial exploratório e confirmatório às escalas - Leadership Scale for Sports (LSS - Chelladurai e Saleh, 1978), Group Environment Questionnaire (GEQ - Carron et al., 1985) e à Satisfaction Scale for Athletes (Chelladurai et al., 1988). Através da análise multigrupos, foi igualmente testada a invariância dos parâmetros estruturais dos modelos de liderança, coesão e satisfação. Por sua vez, tendo em atenção os objectivos e hipóteses que orientaram este estudo, as técnicas estatísticas utilizadas - path-analysis, análise discriminante, análise multigrupos e meta-análise - permitiram verificar : i) a existência de diferenças significativas na percepção dos comportamentos de liderança, coesão e de satisfação em função da responsabilidade contratual dos atletas (profissionais e não profissionais) e do estatuto dos atletas (efectivo e não efectivo) ; ii) a instabilidade e mudança permanente dos processos de grupo ; iii) a existência de potenciais variáveis moderadoras (v.g., estatuto dos atletas, obrigação contratual, percepção do rendimento individual e colectivo) da percepção dos comportamentos de liderança, coesão e satisfação e iv) um efeito mais elevado entre o rendimento e coesão do que o observado entre este construto e o rendimento (posterior).
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências do Desporto) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/357
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
JLeitao.pdf701.66 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

3.225
Visto em 30/out/2024

Downloads 10

1.775
Visto em 30/out/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.