Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35723
Title: Segurança, privacidade, QoS e QoE em plataformas VoIP
Authors: Fonseca, Hugo Tiago dos Santos 
Orientador: Simões, Paulo Alexandre Ferreira
Keywords: Privacidade; Segurança; Session Initiation Protocol (SIP); Técnicas de detecção e classificação; Voice over IP (VoIP)
Issue Date: 8-Sep-2014
Serial title, monograph or event: Segurança, privacidade, QoS e QoE em plataformas VoIP
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A evolução tecnológica permitiu o crescimento de aplicações e serviços baseados no Protocolo da Internet, levando ao surgimento de novas formas de comunicação que antes eram inimagináveis. Estas comunicações realizam-se normalmente em ambientes de rede partilhada, como a Internet, conduzindo a preocupações ao nível da segurança e da garantia de Qualidade de Serviço e de Qualidade de Experiência. Para além destas questões, o surgimento de novos modelos de negócio ameaça muitos provedores de serviço, que por sua vez se tentam defender implementando técnicas de estrangulamento de tráfego nas suas redes. O estrangulamento de tráfego, habitualmente designada por traffic shaping, leva à degradação intencional das comunicações de voz, que por si só já são bastante sensíveis às restrições da rede, acrescendo a necessidade de níveis adequados de privacidade. Esta dissertação apresenta as melhorias e modificações realizadas na Plataforma Nubitalk, mais concretamente ao nível do reforço da segurança e privacidade e do suporte de mecanismos de Qualidade de Serviço e de Qualidade de Experiência. Após a identificação de vulnerabilidades da plataforma, foram propostas várias soluções de modo a lidar com cada um dos pontos identificados. As alterações tem como objetivo reforçar a segurança da comunicação, reduzir a deteção e classificação do tráfego, melhorar a experiência do utilizador e monitorizar os parâmetros da comunicação. Pretende-se obter, após os desenvolvimentos, uma plataforma mais robusta e capaz de enfrentar os desafios atuais colocados à comunicação VoIP.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35723
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Seguranca Privacidade QoS e QoE em Plataformas VoIP.pdf2.56 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.