Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/357
Title: A relação treinador - atleta: percepção dos comportamentos de liderança e de coesão em equipas de futebol.
Authors: Leitão, José Carlos Gomes de Carvalho 
Orientador: Seepa, Sidónio
Keywords: Ciências do desporto; Relação treinador-atleta; Coesão; Liderança
Issue Date: 21-Sep-1999
Citation: LEITÃO, José Carlos Gomes de Carvalho - A relação treinador - atleta: percepção dos comportamentos de liderança e de coesão em equipas de futebol. Coimbra, 1999.
Abstract: Apesar da influência que os comportamentos de liderança e de coesão de grupo parecem ter no rendimento desportivo, poucos são os estudos (Westre e Weiss, 1991 ; Antunes e Cruz, 1997 ; Leitão, 1997) que procuraram avaliar de uma forma processual e concorrente os construtos de liderança e de coesão. Assim, este estudo teve como objectivo geral analisar as relações entre o treinador e o atleta e em particular, observar a influência da percepção dos comportamentos de liderança e de coesão no rendimento desportivo. Os atletas (N=316, M=23.2 anos, DP=4.33) provenientes de 23 equipas de futebol participantes em campeonatos nacionais (2ª e 3ª divisão nacional) e distritais (1ª divisão distrital) foram avaliados em três momentos ao longo de uma época desportiva, através das escalas resultantes do Modelo Multidimensional de Liderança (Chelladurai, 1978, 1991) e do Modelo Conceptual de Coesão (Carron et al., 1985). Como medidas adicionais foram também utilizadas medidas de rendimento individual e de equipa. Desta forma, tendo em vista a análise psicométrica dos instrumentos teóricos de avaliação, foi efectuado um estudo factorial exploratório e confirmatório às escalas - Leadership Scale for Sports (LSS - Chelladurai e Saleh, 1978), Group Environment Questionnaire (GEQ - Carron et al., 1985) e à Satisfaction Scale for Athletes (Chelladurai et al., 1988). Através da análise multigrupos, foi igualmente testada a invariância dos parâmetros estruturais dos modelos de liderança, coesão e satisfação. Por sua vez, tendo em atenção os objectivos e hipóteses que orientaram este estudo, as técnicas estatísticas utilizadas - path-analysis, análise discriminante, análise multigrupos e meta-análise - permitiram verificar : i) a existência de diferenças significativas na percepção dos comportamentos de liderança, coesão e de satisfação em função da responsabilidade contratual dos atletas (profissionais e não profissionais) e do estatuto dos atletas (efectivo e não efectivo) ; ii) a instabilidade e mudança permanente dos processos de grupo ; iii) a existência de potenciais variáveis moderadoras (v.g., estatuto dos atletas, obrigação contratual, percepção do rendimento individual e colectivo) da percepção dos comportamentos de liderança, coesão e satisfação e iv) um efeito mais elevado entre o rendimento e coesão do que o observado entre este construto e o rendimento (posterior).
Description: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências do Desporto) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/357
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
JLeitao.pdf701.66 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

3,178
checked on Apr 30, 2024

Download(s) 10

1,727
checked on Apr 30, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.