Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/356
Title: Satisfação/insatisfação profissional em professores de educação física do quadro de nomeação definitiva de Coimbra : um estudo descritivo.
Authors: Ramos, Susana Isabel Vicente 
Orientador: Santos, Eduardo
Sobral, Francisco
Keywords: Ciências do desporto; Professores de educação física; Satisfação profissional
Issue Date: 25-Feb-2003
Citation: RAMOS, Susana Isabel Vicente - Satisfação/insatisfação profissional em professores de educação física do quadro de nomeação definitiva de Coimbra : um estudo descritivo. Coimbra, 2002.
Abstract: Como é do conhecimento geral, os problemas relativos à profissão, seja ela qual for, encontram-se na ordem do dia. Sendo os professores um dos grupos profissionais onde se encontra um maior nível de mal-estar e de stress, este estudo tem como objectivo principal fazer o levantamento das opiniões dos Professores de Educação Física do Quadro de Nomeação Definitiva de Coimbra acerca da sua satisfação/ insatisfação. Com este intuito, recorremos ao inquérito por questionário, tendo este sido aplicado a todos os Professores de Educação Física do Quadro de Nomeação Definitiva, perfazendo um total de 66. Também foram entrevistados alguns Professores, no sentido de obtermos um melhor esclarecimento dos dados recolhidos através dos questionários. Posteriormente, comparámos sintomas de mal-estar e de stress em Professores de Educação Física e Professores de outras áreas disciplinares. Concluímos que o principal factor de insatisfação/mal-estar docente é o factor económico; como factores de satisfação/bem-estar docente, os inquiridos referem o factor de natureza relacional (professor-alunos e professor-colegas).
Description: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências da Educação Física) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/356
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

702
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.