Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/35678
Título: Projeto EcoMobile: desenvolvimento de uma infraestrutura para processamento de dados em larga escala em ambientes “cloud"
Autor: Miranda, David Baptista 
Orientador: Cabral, Bruno Miguel Brás
Granjal, António Jorge da Costa
Palavras-chave: business intelligence; cloud computing; aplicações web; engenharia de software
Data: 7-Jul-2014
Título da revista, periódico, livro ou evento: Projeto EcoMobile: desenvolvimento de uma infraestrutura para processamento de dados em larga escala em ambientes “cloud
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Devido à actual conjuntura económica e ao aumento do preço dos combustíveis, da sinistralidade rodoviária e dos custos inerentes à manutenção dos veículos, os condutores e organizações têm sentido cada vez mais a necessidade de verem reduzidos os custos com os seus veículos. Assim, com o objectivo de ajudar os condutores a tornarem a sua condução mais económica e segura, surgiu o projecto EcoMobile que pretende, através da análise de informação sensorial digital proveniente dos smartphones, desenvolver soluções que avaliem a economia e segurança dos condutores e os auxiliem na tomada de decisão. Pretende-se no âmbito deste estágio, desenvolver uma arquitectura de software altamente escalável, que possua a capacidade de processar dados sensoriais provenientes dos smartphones, com a finalidade de criar soluções de business intelligence para suporte à decisão dos condutores e organizações. Estas soluções permitirão aos condutores compararem a evolução da sua condução ao longo dos seus trajectos mais frequentes, obter a recomendação dos melhores trajectos para uma determinada rota e realizar a comparação de trajectos e diversos indicadores-chave que medem a economia e segurança da sua condução. Permitirá também aos gestores de frotas criar um conjunto de análises, dashboards e relatórios personalizados, que espelham o estado actual da organização e a evolução da condução dos seus condutores. No final, as soluções desenvolvidas serão disponibilizadas como um serviço na cloud que, através de uma aplicação web, permitirá visualizar e manipular todo um conjunto de informação, que ajudará a desenvolver um estilo de condução mais económico e seguro e a tomar as melhores decisões operacionais e estratégicas.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35678
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

167
Visto em 17/abr/2024

Downloads

123
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.