Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35650
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBento, Carlos Manuel Robalo Lisboa-
dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Maria-
dc.contributor.authorSantiago, João Pedro Mousinho-
dc.date.accessioned2017-01-13T15:45:51Z-
dc.date.available2017-01-13T15:45:51Z-
dc.date.issued2014-07-15-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35650-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal desenvolver um algoritmo de inferência que, com precisão, seja capaz de detetar o meio de transporte de um utilizador a partir, apenas, do seu registo de mobilidade obtido de forma ubíqua através dos dados recolhidos pelo GPS do seu smartphone. A informação de localização em causa consiste em dados individuais de utilização, recolhidos usando uma aplicação mobile para smartphone, que está presentemente em desenvolvimento pelo projeto ECO-Circuitos, subprojecto do Projeto QREN Tice.Mobilidade – Sistema de serviços centrados no utilizador. Numa altura em que o meio ambiente é uma temática que ganha cada vez mais importância, é prioritário o desenvolvimento de alternativas de cariz ecológico. É com isto em mente que o ECO-Circuitos tenciona contribuir melhorar a mobilidade no dia-a-dia do utilizador. Para isso, propõe-se, através da recolha de dados do smartphone, traçar o perfil de mobilidade do seu proprietário e oferecer alternativas que sejam mais eficientes em geral, e mais ecológicas em particular. Para o correto funcionamento desta aplicação mobile, tem de ser o menos intrusiva possível, pelo que é necessário usar um algoritmo capaz de inferir o modo de transporte utilizado em cada momento apenas utilizando os dados dos sensores do equipamento móvel. É, portanto, nesta necessidade que nasce o desenvolvimento e implementação do algoritmo de inferência que esta dissertação pretende apresentar.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectClassificaçãopt
dc.subjectGPSpt
dc.subjectMachine Learningpt
dc.subjectPadrão de mobilidadept
dc.subjectSmartphonept
dc.titleMurbe - Modelos de mobilidade Urbana: Inferência do modo de transportept
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleCriação do Modelo Individual de Mobilidadepor
dc.date.embargo2014-07-15*
dc.identifier.tid201538962pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informáticapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-3285-6500-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Murbe_Modelos de mobilidade Urbana.pdf2.42 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

174
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

163
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.