Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35599
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNunes, Eduardo Miguel Morgado-
dc.contributor.advisorSantos, Maria Alice Barriga Geirinhas dos-
dc.contributor.authorSantos, Estefânia Noémia Ribeiro-
dc.date.accessioned2017-01-13T12:17:06Z-
dc.date.available2017-01-13T12:17:06Z-
dc.date.issued2013-09-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35599-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractA identidade visual, ou identidade corporativa, constitui uma das mais importantes disciplinas do design gráfico e assume, cada vez mais, um papel preponderante na representação institucional. Desponta da necessidade do homem, ainda primitivo, comunicar através da imagem, ainda que bastante sintetizada, e prolonga-se até, à atual sociedade contemporânea, onde são estabelecidos padrões de comunicação, aplicados em função de um público cada vez mais exigente e afeto aos emergentes avanços tecnológicos. Assim sendo, as instituições investem na diferenciação pela construção de identidades fortes, promovendo-as no mercado interno e externo. Tendo em consideração o meio, físico, cultural e social, envolvente, e o papel ativo do designer na comunidade, a presente tese de investigação passa pela reformulação da identidade visual do Encontro Nacional de Ilustração. Evento este, que decorre anualmente na cidade de São João da Madeira, que tem como pretexto intervir num determinado corpo social, indo ao encontro de um tema que se vem desenvolvendo nestas duas últimas décadas em Portugal – quer com o aparecimento de editoras dedicadas à área, quer com a qualidade dos ilustradores especializados – a ilustração, num caso mais particular, a ilustração de livros para a infância. Contextualizando, em cada edição deste encontro é eleito um tema-chave acompanhado por um suplemento textual, fundamentos que os ilustradores convidados são desafiados a interpretar, unificando dessa forma a temática de cada ano. Posteriormente as ilustrações passam a fazer parte constituinte de exposições patentes em múltiplos espaços expositivos concelhios. Artistas dão ainda, o seu contributo em oficinas de ilustração, debates sobre o estado da profissão, entre outras atividades a decorrer ao longo do evento.pt
dc.description.abstractVisual identity, or corporal identity, is one of the most important subjects in Graphical Design (communication) and it has been taking a preponderant role in the institutional representation. It started with the necessity of Man, still primitive, on communicating through image, very synthesized. It has a range till the contemporary society where communication standards are established and applied in function of a public that is becoming more demanding and connected to the technological breakthroughs. Therefore, the institutions are investing on the originality and individuality through the construction of strong identities, promoting them internally and externally. Taking in consideration the physical, social and cultural environment surrounding and the role of the designer in the community, this study has it’s on the reformulation of the visual identity on the National Illustration Meeting in São João da Madeira. This event takes place in the city of São João da Madeira and has as a pretext to intervene in a certain social body and going to meet a theme that has developed in these last two decades in Portugal- with either the appearance of publishers dedicated to the area or with the quality of the specialized illustrators - the illustration, in a more particular case, the illustration directed to children’s books. Contextualizing, in each edition of the meeting is elected a key theme with a textual supplement, fundamentals that the guest illustrators are challenged to interpret, unifying theme + text. Later the creations become part of exhibitions in multiple exhibition spaces in different districts. Artists give their contribute in illustration shops, debates about the state of the profession, among other activities through the event.pt
dc.language.isoengpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectDesign Gráficopt
dc.subjectIdentidade Visualpt
dc.subjectMarcapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectIlustração para Infânciapt
dc.subjectEventopt
dc.subjectEncontro Nacionalpt
dc.subjectGalerias Webpt
dc.titleIdentidade Visual - Encontro nacional de ilustraçãopt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleIdentidade do Encontro nacional de ilustraçãopor
dc.date.embargo2013-09-12*
dc.identifier.tid201539187pt
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédiapt
uc.degree.grantorUnit0501 - Faculdade de Ciências e Tecnologiapor
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1en-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Identidade Visual Encontro Nacional de Ilustracao.pdf18.53 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

284
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

475
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.