Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/35591
Title: | Gestão de Frotas e Monitorização de Veículos, Gestão de consumo de combustíveis em tempo real com notificação de eventos | Authors: | Tando, Flávio Amilton Camba | Orientador: | Bento, Carlos Manuel Robalo Lisboa | Keywords: | Frota de Veículos; Economia de Combustível; Comportamento do Motorista; Transportes Inteligentes | Issue Date: | 17-Sep-2015 | Serial title, monograph or event: | Gestão de Frotas e Monitorização de Veículos, Gestão de consumo de combustíveis em tempo real com notificação de eventos | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A gestão do combustível é a atividade operacional de maior impacto no orçamento anual de
uma grande frota de veículos, representa cerca de 30% nos custos gerais. Isto representa
€240.000 gasto numa frota com despesas anuais de €800.000. O motorista é o fator que mais
influencia o consumo com cerca de 12%. Uma redução de 5% no consumo, derivado do seu
comportamento, equivale para a empresa a poupança de €12.000 anuais nos custos de
combustível.
Trata-se de um problema que afeta as frotas dos mais variados setores como logística, táxis,
rent-a-car e transportes de passageiros. Por sua vez, este custo é agravado pela frequente
instabilidade do preço de crude praticado por países produtores e empresas petrolíferas.
Assim, as frotas de veículos têm grandes dificuldades na gestão do seu orçamento.
Abordagens ao problema vão desde a reinvenção de componentes mecânicos; otimização de
rotas; redução do peso adicional até ao uso de energias alternativas à análise do
comportamento do motorista.
Esta Dissertação tem como principal objetivo estudar as causas associadas ao problema do
consumo exagerado de combustível em frotas de veículos. Além disso, pretende-se
desenvolver solução económica baseada em smartphones, com foco nas práticas de condução
do motorista. Fuel management is the operational activity with higher expenses on the annual budget of a large fleet company, with 30%. Which represents €240.000 spent on a fleet with €800.000 annual expenses. The driver is the most influence factor on the fuel performance with 12%. A 5% decrease in consumes derived from the driving behavior corresponds to the corporation a saving on fuel costs around €12.000 per year. This is a problem that affects fleet vehicles of several activities sectors from logistic, rent-acar to passenger transportation and it get worse by the often unstable crude prices practiced by oil producers countries and corporations. Thus, fleet managers has great difficulties in managing the fuel budget. Approaches to the problem goes from a reinvention of the vehicle and its mechanical components; route optimization; additional weight reduction (payload); use of alternative energy to driver behavior analysis. The aim of this thesis is to study the causes related to the fuel performance in vehicle fleets and develop solutions based on smartphones, with focus on driver behaviors. |
Description: | Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/35591 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gestao de Frotas e Monitorizacao de Veiculos Gestao do consumo de combustivel em tempo real com notificacao de eventos.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
754
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 5
5,299
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.