Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35591
Title: Gestão de Frotas e Monitorização de Veículos, Gestão de consumo de combustíveis em tempo real com notificação de eventos
Authors: Tando, Flávio Amilton Camba 
Orientador: Bento, Carlos Manuel Robalo Lisboa
Keywords: Frota de Veículos; Economia de Combustível; Comportamento do Motorista; Transportes Inteligentes
Issue Date: 17-Sep-2015
Serial title, monograph or event: Gestão de Frotas e Monitorização de Veículos, Gestão de consumo de combustíveis em tempo real com notificação de eventos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A gestão do combustível é a atividade operacional de maior impacto no orçamento anual de uma grande frota de veículos, representa cerca de 30% nos custos gerais. Isto representa €240.000 gasto numa frota com despesas anuais de €800.000. O motorista é o fator que mais influencia o consumo com cerca de 12%. Uma redução de 5% no consumo, derivado do seu comportamento, equivale para a empresa a poupança de €12.000 anuais nos custos de combustível. Trata-se de um problema que afeta as frotas dos mais variados setores como logística, táxis, rent-a-car e transportes de passageiros. Por sua vez, este custo é agravado pela frequente instabilidade do preço de crude praticado por países produtores e empresas petrolíferas. Assim, as frotas de veículos têm grandes dificuldades na gestão do seu orçamento. Abordagens ao problema vão desde a reinvenção de componentes mecânicos; otimização de rotas; redução do peso adicional até ao uso de energias alternativas à análise do comportamento do motorista. Esta Dissertação tem como principal objetivo estudar as causas associadas ao problema do consumo exagerado de combustível em frotas de veículos. Além disso, pretende-se desenvolver solução económica baseada em smartphones, com foco nas práticas de condução do motorista.
Fuel management is the operational activity with higher expenses on the annual budget of a large fleet company, with 30%. Which represents €240.000 spent on a fleet with €800.000 annual expenses. The driver is the most influence factor on the fuel performance with 12%. A 5% decrease in consumes derived from the driving behavior corresponds to the corporation a saving on fuel costs around €12.000 per year. This is a problem that affects fleet vehicles of several activities sectors from logistic, rent-acar to passenger transportation and it get worse by the often unstable crude prices practiced by oil producers countries and corporations. Thus, fleet managers has great difficulties in managing the fuel budget. Approaches to the problem goes from a reinvention of the vehicle and its mechanical components; route optimization; additional weight reduction (payload); use of alternative energy to driver behavior analysis. The aim of this thesis is to study the causes related to the fuel performance in vehicle fleets and develop solutions based on smartphones, with focus on driver behaviors.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35591
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 50

671
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 5

5,027
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.