Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35548
Title: Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay Experiences
Authors: Amsellem, João Pedro da Silva 
Orientador: Roque, Licínio Gomes
Keywords: User Experience; CrowdPlay; Crowdsourcing; parametrização de videojogos; avaliação; videojogos
Issue Date: 10-Sep-2014
Serial title, monograph or event: Crowdplay: Crowdsourcing Gameplay Experiences
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: CrowdPlay é uma plataforma de crowdsourcing capaz de proporcionar aos game designers uma opção viável para análise de protótipos de jogo de forma fácil e rápida de configurar. Possibilita a distribuição de cenários de teste de jogo, com base na parametrização das condições de ensaio, e a recolha, análise e visualização de dados de gameplay de videojogos, em grande escala e direcionada para o estudo da experiência de uso proposta pelo protótipo. Mesmo não conhecendo a amostra que realiza a avaliação, estudos revelam que os resultados obtidos, comparando os métodos tradicional e através de uma plataforma colaborativa, são semelhantes. A diversidade de pessoas e a rapidez de conclusão do ciclo de teste são duas grandes vantagens para este tipo de abordagens. Ao longo deste relatório são analisadas diversas abordagens e tecnologias para a implementação desta ferramenta. É ainda apresentado um esboço da arquitectura a implementar e um plano de atividades. Foram implementadas as duas interfaces (gameCenter e a interface para os game designers) e ambos os servidores definidos na arquitectura. Dada a sua dimensão, não foi possível implementar todos as tarefas presentes na lista de requisitos. O processo de desenvolvimento seguiu a hierarquia de prioridades da mesma lista. Para validação da plataforma foram realizados testes de performance no webServer2 e testes de usabilidade em ambas as interfaces.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/35548
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CrowdPlay_Crowdsourcing Gameplay Experiences.pdf1.79 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

727
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

55
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.