Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35509
Title: An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System
Authors: Lopes, Diogo Manuel Matos Braga 
Orientador: Bento, Carlos Manuel Robalo Lisboa
Keywords: Bike-Sharing; Rebalancing Problem; Intelligent Rebalancing Algorithm; Smart BikeEmotion; Optimal Fleet Repositioning
Issue Date: 7-Sep-2015
Serial title, monograph or event: An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os sistemas de Bike-sharing disponibilizam o aluguer de bicicletas aos utilizadores a um pre co acess vel, melhorando assim a mobilidade urbana. Atualmente este e o meio de transporte que mais rapidamente se est a a expandir pelo mundo, com um crescimento agregado de 45% desde 2007. Hoje em dia existem mais de 800 cidades com programas de Bike-sharing. Um dos principais desa os na gest~ao de sistemas de Bike-sharing e assegurar que os utilizadores n~ao ter~ao problemas em encontrar bicicletas e lugares de estacionamento em qualquer esta c~ao do sistema, independentemente do momento do dia. Por em, o comportamento dos utilizadores faz com que as bicicletas tenham uma distribui c~ao assim etrica. Portanto e necess ario um sistema de reposicionamento de bicicletas de modo a manter o n umero adequado de bicicletas em cada esta c~ao, para a satisfazer a procura por parte dos utilizadores. O reposicionamento de bicicletas e uma opera c~ao dispendiosa em termos de log stica e sua ine ci^encia representa a principal causa de insatisfa c~ao nos clientes. O desenvolvimento de algoritmos que ajudem e aconselhem os condutores das carrinhas que fazem o reposicionamento das bicicletas a equilibrar as esta c~oes de forma e caz e precisa e um passo muito importante em termos de sustentabilidade destes sistemas. Nesta disserta c~ao ser a apresentado o tema An Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System. Este sistema representa um valor adicional para o projeto Smart BikeEmo- tion desenvolvido pela empresa Ubiwhere.
Bike-sharing o ers users bikes-on-demand at an a ordable price, improving urban mobility. It is currently the fastest growing way of transportation in the world, with an aggregated growth rate of around 45% since 2007. Nowadays there are more than 800 cities with bike-sharing programs. Currently, one of the main problems and challenges in the management of Bike- Sharing Systems is to assure that users will be able to nd available bicycles and parking slots in a station independently of the time. However, users behaviour causes bicycles to be asymmetrically distributed. Therefore a Rebalancing System is needed to maintain the adequate number of bikes at each station, in order to satisfy the demand. Rebalancing is a costly operation in terms of logistics and its ine ciency represents the main cause of dissatisfaction within customers. The design of algorithms that help and advise operators to redistribute bicycles accurately and e ciently through the cities is a very important step in terms of sustainability of these systems. In this thesis an Intelligent Bike-Sharing Rebalancing System will be developed. This system represents an additional value to the project Smart BikeEmotion developed by Ubiwhere.
Description: Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/35509
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Informática - Teses de Mestrado

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