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https://hdl.handle.net/10316/35397
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | - |
dc.contributor.author | Franco, Evelise Groppi | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T18:45:37Z | - |
dc.date.available | 2017-01-11T18:45:37Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/35397 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto que estudar em outro país, seja em qual modalidade de estudo for, acarreta múltiplos desafios e muitas mudanças na vida pessoal, social e vocacional de um estudante. Dessa forma, esta pesquisa tem por pretensão analisar, compreender e avaliar quais variáveis influenciam o processo de adaptação acadêmica e psicossocial dos estudantes brasileiros à Universidade de Coimbra (UC). Perceber melhor as vivências acadêmicas da população universitária estrangeira faz-se relevante, visto que, com isso, os gestores educacionais da UC poderão compreender melhor os reais anseios e dificuldades dessa população estudantil. O que poderá viabilizar, futuramente, no desenvolvimento de programas e estratégias no campo acadêmico visando uma melhor integração e adaptação desses estudantes à vida acadêmica e à comunidade. A amostra da presente investigação é constituída por 215 estudantes brasileiros que estão divididos entre as várias faculdades da UC. O estudo envolveu a aplicação de quatro questionários de autorrespostas, sendo um questionário de natureza sociodemográfica, um questionário de adaptação ao Ensino Superior (QAES), um questionário do envolvimento (QE) e o questionário escala de solidão da UCLA (ES). Os resultados obtidos apontam para a correlação positiva e estatisticamente significativa das variáveis de envolvimento (académico e extracurricular) e negativas da variável da solidão na adaptação ao Ensino Superior. Com relação a explicação da variância as variáveis das dimensões envolvimento e da solidão demonstraram um valor preditivo alto com a primeira a contribuir positivamente na adaptação e a segunda negativamente. | por |
dc.description.abstract | Students that take courses abroad commonly face several challenges and have to adjust the personal and social life, as well as their vocational aspirations. Taking this into considerations, this work will analyse, scrutinize, and asses which are the variables that have major influence in the academic and psychosocial engagement of Brazilian students at the University of Coimbra. Additionally, it is important that the educational managers get familiarized with the academic life of the foreigner students in order to better understand the real cravings and difficulties of this population. In the future, this can support the development of programs and strategies in the academic field to provide a more complete integration of the students to both the academic life and the community. The sample collected to perform this work is composed of 215 Brazilian student spread among several UC faculties. The survey to build this sample has four questionnaires, which are: sociodemographic, academic adaptation (QAES), engagement (QE) and loneliness (ES). The obtained results show a positive correlation of the engagement variables (academic and extracurricular). In addition, was found a negative correlation, as expected, with the loneliness variable in regards to the academic adaptation. In both cases, the results were statistically significant. With respect to the variance, the engagement and the loneliness variables demonstrated a high predictive value. The first positively contributing and the second negatively contributing in the adaptation. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Adaptação | por |
dc.subject | Envolvimento | por |
dc.subject | Solidão | por |
dc.subject | Estudantes universitários brasileiros | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Adaptação à universidade | por |
dc.title | Envolvimento e adaptação académica e psicossocial dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Envolvimento e adaptação académica e psicossocial dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.advisor.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.advisor.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-1733-5854 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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