Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35397
Title: Envolvimento e adaptação académica e psicossocial dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra
Authors: Franco, Evelise Groppi 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Adaptação; Envolvimento; Solidão; Estudantes universitários brasileiros; Ensino superior; Adaptação à universidade
Issue Date: 2016
Serial title, monograph or event: Envolvimento e adaptação académica e psicossocial dos estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Partindo do pressuposto que estudar em outro país, seja em qual modalidade de estudo for, acarreta múltiplos desafios e muitas mudanças na vida pessoal, social e vocacional de um estudante. Dessa forma, esta pesquisa tem por pretensão analisar, compreender e avaliar quais variáveis influenciam o processo de adaptação acadêmica e psicossocial dos estudantes brasileiros à Universidade de Coimbra (UC). Perceber melhor as vivências acadêmicas da população universitária estrangeira faz-se relevante, visto que, com isso, os gestores educacionais da UC poderão compreender melhor os reais anseios e dificuldades dessa população estudantil. O que poderá viabilizar, futuramente, no desenvolvimento de programas e estratégias no campo acadêmico visando uma melhor integração e adaptação desses estudantes à vida acadêmica e à comunidade. A amostra da presente investigação é constituída por 215 estudantes brasileiros que estão divididos entre as várias faculdades da UC. O estudo envolveu a aplicação de quatro questionários de autorrespostas, sendo um questionário de natureza sociodemográfica, um questionário de adaptação ao Ensino Superior (QAES), um questionário do envolvimento (QE) e o questionário escala de solidão da UCLA (ES). Os resultados obtidos apontam para a correlação positiva e estatisticamente significativa das variáveis de envolvimento (académico e extracurricular) e negativas da variável da solidão na adaptação ao Ensino Superior. Com relação a explicação da variância as variáveis das dimensões envolvimento e da solidão demonstraram um valor preditivo alto com a primeira a contribuir positivamente na adaptação e a segunda negativamente.
Students that take courses abroad commonly face several challenges and have to adjust the personal and social life, as well as their vocational aspirations. Taking this into considerations, this work will analyse, scrutinize, and asses which are the variables that have major influence in the academic and psychosocial engagement of Brazilian students at the University of Coimbra. Additionally, it is important that the educational managers get familiarized with the academic life of the foreigner students in order to better understand the real cravings and difficulties of this population. In the future, this can support the development of programs and strategies in the academic field to provide a more complete integration of the students to both the academic life and the community. The sample collected to perform this work is composed of 215 Brazilian student spread among several UC faculties. The survey to build this sample has four questionnaires, which are: sociodemographic, academic adaptation (QAES), engagement (QE) and loneliness (ES). The obtained results show a positive correlation of the engagement variables (academic and extracurricular). In addition, was found a negative correlation, as expected, with the loneliness variable in regards to the academic adaptation. In both cases, the results were statistically significant. With respect to the variance, the engagement and the loneliness variables demonstrated a high predictive value. The first positively contributing and the second negatively contributing in the adaptation.
Description: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/35397
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação - Evelise Franco - Setembro 2016.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

295
checked on Nov 24, 2020

Download(s) 50

433
checked on Nov 24, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.