Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/35161
Title: CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário
Authors: Ferreira, Odete Cristina Gomes
Orientador: Tavares, Maria Teresa de Castro Mourinho
Luís, Ana Alexandra Ribeiro
Keywords: Métodos de ensino de Língua Estrangeira
Content and Language Integrated Learning
CLIL
Ciências Naturais
Biologia
Inglês como Língua Estrangeira
Issue Date: 18-Oct-2016
Abstract: A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10316/35161
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatorio_Final_Odete_Ferreira_uc.pdf5.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.