Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/35161
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTavares, Maria Teresa de Castro Mourinho-
dc.contributor.advisorLuís, Ana Alexandra Ribeiro-
dc.contributor.authorFerreira, Odete Cristina Gomes-
dc.date.accessioned2017-01-02T12:32:51Z-
dc.date.available2017-01-02T12:32:51Z-
dc.date.issued2016-10-18-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/35161-
dc.description.abstractA metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMétodos de ensino de Língua Estrangeirapor
dc.subjectContent and Language Integrated Learningpor
dc.subjectCLILpor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectInglês como Língua Estrangeirapor
dc.titleCLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundáriopor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundáriopor
dc.peerreviewedyespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidadespor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-3871-8734-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7869-7835-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatorio_Final_Odete_Ferreira_uc.pdf5.93 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 1

7,222
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

2,593
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.