Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/35161
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tavares, Maria Teresa de Castro Mourinho | - |
dc.contributor.advisor | Luís, Ana Alexandra Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Odete Cristina Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-02T12:32:51Z | - |
dc.date.available | 2017-01-02T12:32:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-18 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/35161 | - |
dc.description.abstract | A metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), embora seja valorizada pela comunidade europeia, é ainda pouco promovida e utilizada nas escolas portuguesas. No entanto, num contexto social, cultural e profissional cada vez mais exigente, entendo que é prioritário que as práticas pedagógicas utilizadas no ensino do Inglês sejam capazes de ir ao encontro das necessidades de hoje. Este estudo centra-se na implementação da metodologia CLIL numa escola de ensino básico (3º ciclo) e secundário, associando a aprendizagem de Inglês LE e de Ciências Naturais/Biologia, na tentativa de perceber quais as implicações que a aplicação desta metodologia comporta ao nível das condições organizacionais da própria escola, bem como monitorizar as perceções dos/as alunos/as perante uma experiência de ensino diferente. Os resultados obtidos evidenciam que as potencialidades da metodologia CLIL na aprendizagem de Inglês merecem um maior investimento da comunidade educativa na implementação da mesma. Este estudo é antecedido, numa primeira parte, por uma reflexão crítica sobre o meu percurso profissional enquanto docente de Inglês. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Métodos de ensino de Língua Estrangeira | por |
dc.subject | Content and Language Integrated Learning | por |
dc.subject | CLIL | por |
dc.subject | Ciências Naturais | por |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Inglês como Língua Estrangeira | por |
dc.title | CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | CLIL: Uma Abordagem Diferente na Aprendizagem de Inglês no Ensino Básico e Secundário | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.advisor.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3871-8734 | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-7869-7835 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_Final_Odete_Ferreira_uc.pdf | 5.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 1
7,222
checked on Apr 16, 2024
Download(s) 10
2,593
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.