Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/34226
Title: | O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa | Authors: | Ramalho, Paula | Orientador: | Tavares, Teresa | Keywords: | Ensino de língua estrangeira; Inglês; Leitura Extensiva; Leitura Recreativa; Literatura | Issue Date: | 24-Oct-2016 | Abstract: | Começando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/34226 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_PaulaRamalho_Final.pdf | 12.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
687
checked on Oct 15, 2024
Download(s) 5
5,169
checked on Oct 15, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.