Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/34226
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tavares, Teresa | - |
dc.contributor.author | Ramalho, Paula | - |
dc.date.accessioned | 2016-12-27T12:15:26Z | - |
dc.date.available | 2016-12-27T12:15:26Z | - |
dc.date.issued | 2016-10-24 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/34226 | - |
dc.description.abstract | Começando com uma primeira parte de descrição e reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, este relatório desenvolve, na segunda parte, o tema da leitura recreativa como meio de desenvolver competências em língua estrangeira. No contexto do ensino de inglês em Portugal, a leitura recreativa merece maior relevância. Embora o currículo nacional sugira atividades de promoção da leitura extensiva, na realidade, esta área é frequentemente relegada para segundo plano pelos/as docentes, que se queixam de falta de recursos essenciais e de tempo para concretizar projetos de leitura autónoma. O estudo apresentado defende que, num mundo em constante transformação, a leitura recreativa ajuda os/as alunos/as a desenvolver as tão faladas competências para o século XXI. Essas competências estão divididas em três grandes domínios: o domínio cognitivo, que se centra em estratégias e processos de aprendizagem, criatividade, memória e pensamento crítico; o domínio intrapessoal, que está relacionado com a capacidade de lidar com emoções e moldar comportamentos para atingir objetivos; e o domínio interpessoal, que envolve a capacidade de expressar ideias, interpretar e responder aos estímulos de outras pessoas. A leitura como fonte de conhecimento e de prazer tem o potencial de desenvolver estes três domínios e merece maior investimento dos/as professores/as e das escolas na sua promoção. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira | por |
dc.subject | Inglês | por |
dc.subject | Leitura Extensiva | por |
dc.subject | Leitura Recreativa | por |
dc.subject | Literatura | por |
dc.title | O Desenvolvimento de Competências em Inglês Através da Leitura Recreativa | por |
dc.type | report | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairetype | report | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_93fc | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.advisor.researchunit | CES – Centre for Social Studies | - |
crisitem.advisor.parentresearchunit | University of Coimbra | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-3871-8734 | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatorio_PaulaRamalho_Final.pdf | 12.84 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.