Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33702
Title: Novos públicos no ensino superior: novas formas de (in)justiça social?
Authors: Seixas, Ana Maria 
Peixoto, Paulo 
Moura, Adriano 
Issue Date: 2012
Publisher: CIIE
Serial title, monograph or event: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência
Place of publication or event: Porto
Abstract: A disseminação dos benefícios, em termos pessoais e sociais, da aprendizagem ao longo da vida tem vindo a adquirir especial relevo nas atuais sociedades e economias baseadas no conhecimento. Aprender ao longo da vida significa, por um lado, que a pessoa é responsável por este processo que é extensível a todo o tempo da sua existência e, por outro lado, que é possível aprender em todos os seus contextos e espaços. No âmbito do ensino superior, o reconhecimento destes fenómenos traduz-se em políticas e medidas educativas que promovem a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, e que visam a igualdade de oportunidades, através do estabelecimento de vias alternativas de acesso de novos públicos, assentes nos saberes e competências desenvolvidos nos domínios da educação informal e não formal. Tendo em consideração a necessidade de um compromisso social das instituições de ensino superior com este aumento da participação, em termos de equidade e justiça social, a presente comunicação procura contribuir para uma reflexão sobre políticas e estratégias que favorecem não somente o acesso mas também o sucesso destes novos públicos. Pretende-se, essencialmente, promover a reflexão acerca das práticas e estratégias institucionais que promovem o seu progresso e o sucesso neste nível de ensino, precavendo o seu insucesso, abandono e outras formas de desigualdade e injustiça social.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33702
ISBN: 9789898471055
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.