Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33702
Title: Novos públicos no ensino superior: novas formas de (in)justiça social?
Authors: Seixas, Ana Maria 
Peixoto, Paulo 
Moura, Adriano 
Issue Date: 2012
Publisher: CIIE
Serial title, monograph or event: Ensino Superior: Inovação e qualidade na docência
Place of publication or event: Porto
Abstract: A disseminação dos benefícios, em termos pessoais e sociais, da aprendizagem ao longo da vida tem vindo a adquirir especial relevo nas atuais sociedades e economias baseadas no conhecimento. Aprender ao longo da vida significa, por um lado, que a pessoa é responsável por este processo que é extensível a todo o tempo da sua existência e, por outro lado, que é possível aprender em todos os seus contextos e espaços. No âmbito do ensino superior, o reconhecimento destes fenómenos traduz-se em políticas e medidas educativas que promovem a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, e que visam a igualdade de oportunidades, através do estabelecimento de vias alternativas de acesso de novos públicos, assentes nos saberes e competências desenvolvidos nos domínios da educação informal e não formal. Tendo em consideração a necessidade de um compromisso social das instituições de ensino superior com este aumento da participação, em termos de equidade e justiça social, a presente comunicação procura contribuir para uma reflexão sobre políticas e estratégias que favorecem não somente o acesso mas também o sucesso destes novos públicos. Pretende-se, essencialmente, promover a reflexão acerca das práticas e estratégias institucionais que promovem o seu progresso e o sucesso neste nível de ensino, precavendo o seu insucesso, abandono e outras formas de desigualdade e injustiça social.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33702
ISBN: 9789898471055
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

462
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

305
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.