Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33615
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dc.contributor.advisorFlorêncio, Fernando-
dc.contributor.authorMota, Cristóvão Cunha Simões da-
dc.date.accessioned2016-12-19T10:59:54Z-
dc.date.available2016-12-19T10:59:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/33615-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Antropologia Social e Cultural apresentada ao Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO contexto que a visão deste trabalho habita é o da modernidade líquida e do capitalismo tardio, que proporciona através do desencaixe das instituições, da grande flexibilização de algumas fronteiras, as atividades de trabalho descoladas de um local, o sistema monetário internacionalizado, cursos académicos que aceitam pessoas do mundo todo, a possibilidade do cidadão ser um indivíduo do mundo. Com estas características somadas ao percurso histórico que liga Portugal e Brasil, o prestígio que a Universidade de Coimbra tem em Portugal e vários países, que (por isso) atrai uma grande quantidade de estudantes e imigrantes, temos um campo de entrecruzamento nacional e internacional de pessoas. Este trabalho pretende fazer uma análise dos espaços de sociabilidade por onde circula a música brasileira voltada para os imigrantes brasileiros, mas também a todas as nacionalidades que apreciam este universo sonoro. É través destes pontos de observação e análise, espalhados pela cidade de Coimbra, que é voltada uma atenção especial para as ferramentas de sociabilidade, inicialmente pelo entretenimento, construção de laços sociais, encontros e/ou choques culturais, (re)construção de identidade e inerentes conflitos. Vale ressaltar que o trabalho é uma composição de alguém que é músico, antropólogo, imigrante, brasileiro da Amazônia e cidadão portuguêspt
dc.description.abstractThe context of this work lives is the liquid modernity and of late capitalism, which provides through the undocking of the institutions, the great flexibility of some borders, detached work activities from one location, the internationalized monetary system, academic courses that accept people worldwide, the ability of the citizen to be an individual in the world. With these features added to the historic route linking Portugal and Brazil, the prestige that the University of Coimbra has in Portugal and various countries, (so) attracts a lot of students and immigrants, we have a national and international crisscross field people. This paper aims to analyze the social areas where by circulates Brazilian music geared for Brazilian immigrants, but also to all nationalities who enjoy this sonic universe. It is abeam of these points of observation and analysis throughout the city of Coimbra, which is directed special attention to the sociability tools, initially for entertainment, building social ties, meetings and / or cultural shocks, (re) construction of identity and inherent conflict. It is worth mentioning that the work is a composition of someone who is a musician, anthropologist, immigrant, Amazon Brazilian and Portuguese citizen.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAntropologia da músicapt
dc.subjectMigraçãopt
dc.subjectIdentidadept
dc.subjectMúsica Brasileirapt
dc.titleESPAÇOS DE SOCIABILIDADE A Música como ferramenta de identidade dos imigrantes brasileirospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.date.embargo2016-01-01*
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado em Antropologia Social e Culturalpt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
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