Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33571
Title: Tratamento da deficiência de somatropina no adulto
Authors: Marques, Cristina Mariana Almendra da 
Orientador: Bastos, Margarida
Keywords: Somatropina; Seficiência de somatropina no adulto; Terapêutica com somatropina
Issue Date: Mar-2016
Abstract: A somatropina (vulgarmente designada hormona do crescimento) é uma hormona hipofisária conhecida pela sua importância na infância e puberdade devido ao seu envolvimento no crescimento e maturação. No entanto, esta hormona está presente durante toda a vida. No adulto, são as suas funções metabólicas que se destacam, otimizando também a composição corporal e a capacidade física. A sua deficiência causa um especto variado de sintomas. Neste inclui-se diminuição da qualidade de vida e do bem-estar geral, diminuição da tolerância ao exercício e da massa muscular, aumento da massa gorda, diminuição do volume de líquido total e extracelular, alterações ósseas, insensibilidade à insulina, alterações do perfil lipídico e promoção de um estado pró-inflamatório e de hipercoagulabilidade. Assim, hoje em dia, nas crianças e jovens com deficiência de somatropina mantida é continuado o tratamento após a fase de transição. Por base, consideram-se diversos trabalhos científicos que estabelecem um favorável custo-benefício da terapêutica com somatropina na idade adulta. No entanto, existem alguns pontos controversos sobre esta temática que devem ser analisados. O objetivo deste trabalho será um aprofundamento do conhecimento sobre a problemática da deficiência de somatropina na vida adulta e seu tratamento.
Description: Trabalho de revisão do 6º ano médico com vista à atribuição do grau de mestre (área científica de endocrinologia) no âmbito do ciclo de estudos de Mestrado Integrado em Medicina.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33571
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho Final de 6º Ano - com referências bibliográficas.pdfTrabalho Final de 6º Ano - com referências bibliográficas1.64 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,256
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 50

710
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.