Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/33336
Título: Perfil de funções executivas e de aptidões sociais de adolescentes
Autor: Serra, Inês Isabel Santos 
Orientador: Albuquerque, Maria Cristina Petrucci de Almeida
Palavras-chave: Funções executivas; Aptidões sociais; BRIEF-SR; SSRS
Data: 2016
Título da revista, periódico, livro ou evento: Perfil de funções executivas e de aptidões sociais de adolescentes
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Nos últimos anos, tem-se verificado um interesse crescente na relevância das aptidões sociais para a qualidade das relações interpessoais e adaptação à sociedade. Há também evidências de que as funções executivas são determinantes nos comportamentos orientados para objetivos específicos, sendo, por isso, cruciais socialmente. Este estudo descritivo-correlacional, tem como objetivo primordial avaliar as funções executivas de jovens sem qualquer problemática identificada, assim como as suas aptidões sociais, de modo a poder analisar a eventual relação entre estas variáveis. Esta investigação baseia-se nos resultados obtidos por uma amostra de 152 indivíduos, 60 rapazes e 92 raparigas, sendo que destes, 58 frequentavam o 7º ano de escolaridade, 36 frequentavam o 8º ano e 58 frequentavam o 9º ano. A esta amostra foram aplicados dois questionários de autorresposta: o Behavior Rating Inventory of Executive Function-Self Report (BRIEF-SR) (Gioia et al., 2004) para avaliar as funções executivas, e o Social Skills Rating System (SSRS) (Gresham & Elliot, 1990) para avaliar as aptidões sociais. Neste estudo foram constatadas boas propriedades psicométricas do BRIEF-SR, e foi confirmada a mesma estrutura fatorial que na versão original (Índice de Metacognição e Índice de Regulação Comportamental) ainda que a composição dos fatores não seja inteiramente coincidente com a identificada pelos autores do instrumento. Os resultados a nível de funcionamento executivo avaliados por este instrumento evidenciam alterações em função do nível de escolaridade dos adolescentes. Também foram constatadas correlações significativas entre as escalas do BRIEF-SR (sobretudo Inibição e Índice de Regulação Comportamental) e as escalas Cooperação e Autocontrolo do SSRS, evidenciando, assim, relações entre o funcionamento executivo e as aptidões sociais dos adolescentes.
In recent years, there has been a growing interest about the relevance of social skills for the quality of interpersonal relationships and adaptation to society. There is also evidence that executive functions are determinant in behaviors targetedfor specific purposes, and therefore executive functions are crucial socially. The main aim of this descriptive-correlational study is to evaluate executive functions of young people and their social skills in order to analyze the possible relationship between these variables. This investigation is based on the results of a sample of 152 individuals, 60 boys and 92 girls, and of these, 58 attended the 7th grade, 36 attended the 8th grade and 58 attended the 9th grade. Two self-resports questionnaireswereappliedto this sample: the Behavior Rating Inventory of Executive Function-Self Report (BRIEF-SR)(Gioia et al., 2004) to evaluate executive functions, and the Social Skills Rating System (SSRS)(Gresham & Elliot, 1990) to assess social skills. This study showed adequate psychometric properties of the BRIEFSR, and confirmed the same factor structure of the original version (Metacognition Index and Behavioral Regulation Index), although the factors composition is not exactly the same one as the identified by the instrument's authors. The results of executive functioning assessed by this instrument showed changes with the increasing grade level of the adolescents. There were also significant correlations between BRIEF-SR scales (mainly Inibition and Behavioral Regulation Index) and scales Cooperation and Self-Control of the SSRS, which evidencerelations between executive functioning and social skills of adolescents.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento
URI: https://hdl.handle.net/10316/33336
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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