Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/33194
Título: | Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes | Autor: | Proença, Sarah Karenine Paes Ribeiro | Orientador: | Ferreira, Claudino | Palavras-chave: | Educação; Ensino médio; Artes; Periferia; Vulnerabilidade | Data: | 26-Set-2016 | Editora: | FEUC | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Inserido no campo interdisciplinar dos estudos sobre Educação e Cultura, esse estudo analisa as correlações e permeabilidades entre o Saber escolar formal e o Saber próprio comum, derivado das práticas interativas quotidianas e comunitárias, em contextos urbanos periféricos que apresentam situações de risco e vulnerabilidade social. O estudo foi realizado através de um projeto teórico-prático, desenvolvido coletivamente por meio da técnica de Ateliê Biográfico de Projeto (ABP), tendo como referente empírico um grupo de alunos de uma turma da 3º série do ensino médio do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria em Aracaju, Sergipe, Brasil. A hipótese e problemática de pesquisa se referiram à mútua influência entre Saber formal e Saber comum, que se revela especialmente relevante em contextos urbanos periféricos e socialmente vulneráveis, em decorrência da necessidade de evitar a desistência ou evasão escolar, fato que contribui para uma maior flexibilidade da prática pedagógica. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Ferreira. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/33194 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sarah Karenine P. R. Proença-versão final da dissertação MIS.pdf | 3.64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
532
Visto em 16/jul/2024
Downloads 50
334
Visto em 16/jul/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.