Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/33194
Título: Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes
Autor: Proença, Sarah Karenine Paes Ribeiro 
Orientador: Ferreira, Claudino
Palavras-chave: Educação; Ensino médio; Artes; Periferia; Vulnerabilidade
Data: 26-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: Margens do saber : a mediação do conhecimento no ensino de artes
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Inserido no campo interdisciplinar dos estudos sobre Educação e Cultura, esse estudo analisa as correlações e permeabilidades entre o Saber escolar formal e o Saber próprio comum, derivado das práticas interativas quotidianas e comunitárias, em contextos urbanos periféricos que apresentam situações de risco e vulnerabilidade social. O estudo foi realizado através de um projeto teórico-prático, desenvolvido coletivamente por meio da técnica de Ateliê Biográfico de Projeto (ABP), tendo como referente empírico um grupo de alunos de uma turma da 3º série do ensino médio do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, no bairro Santa Maria em Aracaju, Sergipe, Brasil. A hipótese e problemática de pesquisa se referiram à mútua influência entre Saber formal e Saber comum, que se revela especialmente relevante em contextos urbanos periféricos e socialmente vulneráveis, em decorrência da necessidade de evitar a desistência ou evasão escolar, fato que contribui para uma maior flexibilidade da prática pedagógica.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Claudino Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33194
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Sarah Karenine P. R. Proença-versão final da dissertação MIS.pdf3.64 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

532
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

334
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.