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Title: Comportamento do consumidor na compra e utilização do medicamento genérico
Authors: Gaspar, José Fernando Tavares 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Atitude; Intenção de compra do consumidor; Medicamentos genéricos; Medicamentos de marca; Teoria do comportamento planeado
Issue Date: 21-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: Comportamento do consumidor na compra e utilização do medicamento genérico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo analisa o comportamento de compra do consumidor de medicamentos Genéricos. O objetivo principal do estudo foi entender os determinantes da atitude e da intenção de compra dos Medicamentos Genéricos. A este objetivo pretende-se também saber quais as variáveis que influenciam a intenção de compra de Medicamentos Genéricos, por um lado, e de que forma a intenção de compra se reflete no comportamento do consumidor, em relação à compra de Medicamentos Genéricos. Tendo como base anteriores estudos de autores desenvolveu-se um modelo que permitiu explicar, tanto a atitude como a intenção do consumidor, face à compra de Medicamentos Genéricos. Desta forma, esta dissertação traz importantes conclusões para as empresas da Indústria Farmacêutica, nomeadamente, ao nível da Intenção de compra dos consumidores e das características diferenciadas nas suas preferências, contribuindo, assim, para uma definição mais eficiente e eficaz da estratégia de marketing que pretendem seguir. Realizou-se uma investigação empírica, tendo sido posta em prática através de disponibilização / preenchimento de inquérito online. Os dados recolhidos do inquérito foram analisados através de análise estatística, realizada no programa de tratamento estatístico SPSS, de modo a obter os resultados que serviram de base à discussão e conclusão do trabalho. Em relação á abordagem metodológica, foi decidido realizar uma metodologia quantitativa. Esta decisão teve como base a procura da quantificação de características relacionadas com o intenção e atitude dos consumidores face à compra de Medicamentos Genéricos. È uma estratégia metodológica que procura quantificar os resultados obtidos tanto da recolha de dados como da sua análise. O estudo realizado determina a relação entre as varáveis de controlo, definidas como variáveis dependentes, Atitude e Intenção, e as variáveis modelo, entendidas como as variáveis independentes, Confiança, Marca, Preço, Lealdade, Conhecimento, Risco Percebido, que recorrem a métricas e escalas na avaliação das perceções e atitudes dos consumidores face à compra de Medicamentos Genéricos. A recolha de dados e a sua análise conduziu à conclusão de que a Atitude do consumidor tem uma relação positiva a nível das variáveis Conhecimento e Confiança. Os consumidores portugueses valorizam a Atitude e Confiança que depositam nos MG permitindo, assim, explicar o segundo determinante da atitude de compra destes medicamentos. As variáveis atitude e confiança afetam positivamente a intenção de compra. Por sua vez, a Lealdade, influenciou negativamente a intenção de compra do consumidor.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33055
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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