Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/33055
Title: Comportamento do consumidor na compra e utilização do medicamento genérico
Authors: Gaspar, José Fernando Tavares 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Atitude; Intenção de compra do consumidor; Medicamentos genéricos; Medicamentos de marca; Teoria do comportamento planeado
Issue Date: 21-Sep-2016
Publisher: FEUC
Serial title, monograph or event: Comportamento do consumidor na compra e utilização do medicamento genérico
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este estudo analisa o comportamento de compra do consumidor de medicamentos Genéricos. O objetivo principal do estudo foi entender os determinantes da atitude e da intenção de compra dos Medicamentos Genéricos. A este objetivo pretende-se também saber quais as variáveis que influenciam a intenção de compra de Medicamentos Genéricos, por um lado, e de que forma a intenção de compra se reflete no comportamento do consumidor, em relação à compra de Medicamentos Genéricos. Tendo como base anteriores estudos de autores desenvolveu-se um modelo que permitiu explicar, tanto a atitude como a intenção do consumidor, face à compra de Medicamentos Genéricos. Desta forma, esta dissertação traz importantes conclusões para as empresas da Indústria Farmacêutica, nomeadamente, ao nível da Intenção de compra dos consumidores e das características diferenciadas nas suas preferências, contribuindo, assim, para uma definição mais eficiente e eficaz da estratégia de marketing que pretendem seguir. Realizou-se uma investigação empírica, tendo sido posta em prática através de disponibilização / preenchimento de inquérito online. Os dados recolhidos do inquérito foram analisados através de análise estatística, realizada no programa de tratamento estatístico SPSS, de modo a obter os resultados que serviram de base à discussão e conclusão do trabalho. Em relação á abordagem metodológica, foi decidido realizar uma metodologia quantitativa. Esta decisão teve como base a procura da quantificação de características relacionadas com o intenção e atitude dos consumidores face à compra de Medicamentos Genéricos. È uma estratégia metodológica que procura quantificar os resultados obtidos tanto da recolha de dados como da sua análise. O estudo realizado determina a relação entre as varáveis de controlo, definidas como variáveis dependentes, Atitude e Intenção, e as variáveis modelo, entendidas como as variáveis independentes, Confiança, Marca, Preço, Lealdade, Conhecimento, Risco Percebido, que recorrem a métricas e escalas na avaliação das perceções e atitudes dos consumidores face à compra de Medicamentos Genéricos. A recolha de dados e a sua análise conduziu à conclusão de que a Atitude do consumidor tem uma relação positiva a nível das variáveis Conhecimento e Confiança. Os consumidores portugueses valorizam a Atitude e Confiança que depositam nos MG permitindo, assim, explicar o segundo determinante da atitude de compra destes medicamentos. As variáveis atitude e confiança afetam positivamente a intenção de compra. Por sua vez, a Lealdade, influenciou negativamente a intenção de compra do consumidor.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/33055
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-José Gaspar.pdf2.83 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

1,061
checked on May 7, 2024

Download(s) 10

2,038
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.