Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32817
Title: AGORA NÃO - Argumento cinematográfico original
Authors: Gomes, Rúben Filipe Gaspar 
Orientador: Silvestre, Osvaldo
Keywords: cinema; argumento cinematográfico; escrita; ficção
Issue Date: 25-Oct-2016
Serial title, monograph or event: AGORA NÃO - Argumento cinematográfico original
Abstract: O presente trabalho de projecto insere-se no âmbito do plano curricular do Mestrado em Estudos Artísticos, na vertente de Estudos Fílmicos e da Imagem. Na demanda da compreensão de argumento cinematográfico na sua globalidade, perspectiva-se o mesmo na sua vertente estrutural e enquanto instrumento para leitura estética e narrativa. A metodologia de trabalho compreendeu três fases distintas: um estudo teórico sobre o argumento cinematográfico, o projecto de escrita de um guião original, culminando, por fim, na análise do mesmo. No enquadramento teórico de argumento cinematográfico traça-se uma definição para o mesmo, adentrando na exploração dos elementos dramatúrgicos concernentes ao próprio processo de construção. Com efeito, prossegue-se para o emprego das ferramentas teóricas sintetizadas na parte anterior, concebendo um argumento de ficção para uma longa-metragem, de acordo com as normas vigentes nos processos de escrita utilizadas pelos argumentistas contemporâneos. Na última etapa do trabalho, à luz dos conhecimentos sintetizados no estudo teórico do argumento para cinema, efectua-se uma análise sucinta do argumento criado na fase anterior. Dos pressupostos do enredo até à sinopse, procura-se confirmar as características que se coadunam com os parâmetros tradicionais do cinema, ou incorrem num acepção original do mesmo.
The present work project is part of the Master in Artistic Studies’ curricular plan, under the Film Studies and Image subject. In demand for the understanding of screenplay as a whole, it is envisaged as the same in its structural aspect and as a tool for aesthetic and narrative reading. The methodology of this work includes three distinct phases: a theoretical study of the screenplay, the writing project of a original screenplay, and the analysis of that same screenplay. Within the theoretical framework, the definition of screenplay can be found, entering the exploitation of dramaturgical elements concerning the construction process itself. Then, it continues to the use of the theoretical tools synthesized in the previous part, creating a fiction argumente for a feature film, according to the standards applied in writing processes used by contemporary writers. In the last stage of the current work, in the light of the knowledge synthesized in the theoretical study of the screenplay, a brief analysis of the screenplay previously created is carried out. From the assumptions of the plot until the synopsis, we aim to confirm the features that are in line with the traditional parameters of cinema, or make an original sense of it.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32817
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Trabalho e Relatório de Projecto.pdf1.72 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.