Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32776
Título: Teoria e prática da diplomacia digital : a comunicação político-diplomática nas redes sociais e o caso de Portugal
Autor: Rolo, Alina Pedrosa 
Orientador: Mendes, Carmen Amado
Palavras-chave: Diplomacia Digital; Redes sociais; Good Governance; Comunicação político-diplomática; Portugal
Data: 26-Set-2016
Editora: FEUC
Título da revista, periódico, livro ou evento: Teoria e prática da diplomacia digital : a comunicação político-diplomática nas redes sociais e o caso de Portugal
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O aparecimento das redes sociais a partir dos anos 2000 veio alterar o modo como a sociedade interage e comunica, dando-lhe a possibilidade de se exprimir abertamente e de reagir aos acontecimentos em tempo real, de forma viral e planetária. Tudo está portanto a um clique de ser exposto na arena pública através das redes sociais, um poderoso instrumento de influência mediática. É neste ambiente que, nos últimos tempos, a prática da Diplomacia Digital se tem desenvolvido, de forma discreta e silenciosa, enquanto novo pilar da comunicação político-diplomática. Inspirada pelas tendências da Good Governance, a Diplomacia Digital vem deste modo conjugar dinâmicas político-democráticas com técnicas de gestão pública e marketing político nas suas práticas online, de forma a garantir o status quo internacional e a legitimidade das instâncias político-diplomáticas, perante uma população cada vez mais globalizada e exigente. Esta é portanto uma das principais conclusões que se pode retirar deste estudo. Recorrendo aos mais recentes estudos e publicações sobre Diplomacia Digital e com o apoio teórico da Practice Theory, este trabalho teve como principal objetivo dar a conhecer aos atores da comunicação políticodiplomática portugueses as dinâmicas e limites desta nova modalidade que se propaga um pouco por todo o mundo. Em Portugal - que se encontra em última posição na União Europeia nos rankings de Diplomacia Digital – a falta de coordenação em termos de estratégias político-diplomáticas na arena digital é uma realidade, facto que foi possível observar através do estudo de caso efetuado neste trabalho. Foi ainda possível concluir que o tipo de informação veiculada pelas entidades oficiais nas redes sociais, em conjunto com a forma como a mesma informação é comunicada tendo em conta o feedback das audiências, tem incidência direta na visibilidade e influência do Estado junto das audiências na arena digital. É por esta razão que, face à impossibilidade de controlar a informação veiculada em linha, os Estados tentam cada vez mais influenciar o rumo da mesma, instrumentalizando as redes sociais para seguir os seus objetivos estratégicos. Este trabalho contribui assim para alargar o conhecimento científico-literário português nesta área, assim como trazer outros elementos importantes para a área da Diplomacia Digital em geral, como é o caso das associações entre conceitos e da tabela classificatória da prática da Diplomacia Digital pelos atores oficiais, apresentada neste estudo.
Descrição: Dissertação de mestrado em Relações Internacionais (Estudos da Paz e da Segurança), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carmen Amado Mendes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32776
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

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