Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/32470
Title: A importância da comunicação verbal nas organizações : diagnóstico de competências numa organização pública
Authors: Morais, Diana de Oliveira Monteiro 
Orientador: Gomes, Carlos Alberto Esteves Ferreira
Keywords: Comunicação; Comunicação verbal; Organização; Capacidade de passar informação; Capacidade de persuadir; Capacidade de ouvir e perceber; Perfis de comunicação
Issue Date: 13-Sep-2016
Publisher: FEUC
Citation: Morais, Diana de Oliveira Monteiro - A importância da comunicação verbal nas organizações : diagnóstico de competências numa organização pública, Coimbra, 2016.
Abstract: A comunicação verbal existe desde sempre. Utilizada como meio de comunicação base de uma população ou organização é cada vez mais um ponto fulcral para a produtividade e para a manutenção de relações de trabalho. O presente estudo tem como objetivo estudar a importância da comunicação verbal para as organizações. Para isso, serão abordados temas genéricos e particulares de interesse na área da comunicação. Para analisar o impacto da comunicação verbal nas organizações foi realizada uma recolha de dados na forma de questionário numa Câmara Municipal de uma autarquia. Estes dados foram analisados através da ANOVA e da correlação de Pearson. Os resultados do estudo revelaram que nesta organização as competências de comunicação verbal não são influenciadas pela maioria dos fatores analisados e que os colaboradores têm perceção do seu nível de comunicação verbal.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Alberto Esteves Ferreira Gomes.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32470
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado

Show full item record

Page view(s) 20

853
checked on Dec 21, 2021

Download(s)

192
checked on Dec 21, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.