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Title: Promoção da autodeterminação em pessoas com deficiências e incapacidades
Authors: Leitão, Graça Maria dos Santos Miranda 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes
Keywords: Autodeterminação; Deficiência; Intervenção psicológica multinível; Empowerment; Integração profissional; Pessoa com deficiência
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Promoção da autodeterminação em pessoas com deficiências e incapacidades
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho parte de um percurso profissional delineado e vivenciado na área da deficiência e as reflexões suscitadas por esse mesmo percurso. Emerge o conceito de autodeterminação como tema central dessa reflexão e a convicção de que a inclusão das pessoas com deficiência pode ter um percurso e uma finalidade diferente, se refletirmos e delinearmos intervenções a partir deste conceito. Na abordagem ao conceito de autodeterminação, numa perspetiva histórica, partimos da importância da motivação e das diversas teorias que foram surgindo, construídas tendo por base conceitos acerca da natureza do ser humano e de fatores que originam a ação. A Teoria da Autodeterminação parte de uma abordagem assente na dialética entre o organismo humano ativo e o contexto social, distinguindo diferentes tipos de motivação, baseados em diferentes razões ou objetivos que nos conduzem à ação, sendo colocado o foco principal entre auto motivação e regulação externa. A autodeterminação, inicialmente conceptualizada como uma necessidade interna e natural para compreender os nossos interesses e exercitar as nossas capacidades, procurando e conquistando desafios significativos, passou depois a ser definida com base nas carateristicas funcionais do comportamento do indivíduo. Cruzando estas diferentes concepções de autodeterminação com o quadro conceptual da deficiência, são apresentadas as aplicações desse conceito e discutidas as suas implicações para uma intervenção psicológica multinível nesse contexto.
This work is based on the delineation of a professional curriculum and career in the thematic area of disability, and on the discussion of different reflections brought by a critical reflection on it. The concept of self-determination is assumed to be vital to such discussion, along with the conviction that inclusion for people with disabilities may be effectively achieved, if intervention processes are drawn upon that concept. Within a historical perspective, the conceptual approach to self-determination is based on the revisitation of classical behavior, personality and motivation theories, which contributed for a better uynderstanding of the factors underlying human action. Self-determiantion Theory is embedded on a dialectic between an active living organism and their social context, while distinguishing different types of motivations that are rooted in diverse reasons or goals motivating one’s action, which then places a main emphasis on the continuum between self-motivation and external regulation. Self-determination was initially conceptualized as an internal and natural need for the understanding of one’s interests and developing one’s abilities toward the achievement of personally significant challenges, and then operationally defined in agreement with the functional characteristics of human behavior. Bringing these different conceptions of self-determination to illustrate different approaches to disability, a series of aplications and implications are discussed for a critical analysis on the improvement of a multi-level psychological intervention targeting the empowerment of people with disabilities.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/32434
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

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