Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/32434
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes-
dc.contributor.authorLeitão, Graça Maria dos Santos Miranda-
dc.date.accessioned2016-10-11T17:44:29Z-
dc.date.available2016-10-11T17:44:29Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/32434-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractEste trabalho parte de um percurso profissional delineado e vivenciado na área da deficiência e as reflexões suscitadas por esse mesmo percurso. Emerge o conceito de autodeterminação como tema central dessa reflexão e a convicção de que a inclusão das pessoas com deficiência pode ter um percurso e uma finalidade diferente, se refletirmos e delinearmos intervenções a partir deste conceito. Na abordagem ao conceito de autodeterminação, numa perspetiva histórica, partimos da importância da motivação e das diversas teorias que foram surgindo, construídas tendo por base conceitos acerca da natureza do ser humano e de fatores que originam a ação. A Teoria da Autodeterminação parte de uma abordagem assente na dialética entre o organismo humano ativo e o contexto social, distinguindo diferentes tipos de motivação, baseados em diferentes razões ou objetivos que nos conduzem à ação, sendo colocado o foco principal entre auto motivação e regulação externa. A autodeterminação, inicialmente conceptualizada como uma necessidade interna e natural para compreender os nossos interesses e exercitar as nossas capacidades, procurando e conquistando desafios significativos, passou depois a ser definida com base nas carateristicas funcionais do comportamento do indivíduo. Cruzando estas diferentes concepções de autodeterminação com o quadro conceptual da deficiência, são apresentadas as aplicações desse conceito e discutidas as suas implicações para uma intervenção psicológica multinível nesse contexto.por
dc.description.abstractThis work is based on the delineation of a professional curriculum and career in the thematic area of disability, and on the discussion of different reflections brought by a critical reflection on it. The concept of self-determination is assumed to be vital to such discussion, along with the conviction that inclusion for people with disabilities may be effectively achieved, if intervention processes are drawn upon that concept. Within a historical perspective, the conceptual approach to self-determination is based on the revisitation of classical behavior, personality and motivation theories, which contributed for a better uynderstanding of the factors underlying human action. Self-determiantion Theory is embedded on a dialectic between an active living organism and their social context, while distinguishing different types of motivations that are rooted in diverse reasons or goals motivating one’s action, which then places a main emphasis on the continuum between self-motivation and external regulation. Self-determination was initially conceptualized as an internal and natural need for the understanding of one’s interests and developing one’s abilities toward the achievement of personally significant challenges, and then operationally defined in agreement with the functional characteristics of human behavior. Bringing these different conceptions of self-determination to illustrate different approaches to disability, a series of aplications and implications are discussed for a critical analysis on the improvement of a multi-level psychological intervention targeting the empowerment of people with disabilities.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAutodeterminaçãopor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectIntervenção psicológica multinívelpor
dc.subjectEmpowermentpor
dc.subjectIntegração profissionalpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.titlePromoção da autodeterminação em pessoas com deficiências e incapacidadespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePromoção da autodeterminação em pessoas com deficiências e incapacidadespor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201447371-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
TESE MIP - Graça Leitão.pdf636.3 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 1

2,205
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

756
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.