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Título: A Emergência da Ciência Moderna e a sua Representação no Texto Dramático
Autor: Neves, Mário Djalme Montenegro de Castro 
Orientador: André, João Maria
Fiolhais, Carlos
Palavras-chave: Teatro e ciência; Texto dramático de tema científico; História do Teatro; História da Ciência
Data: 14-Fev-2017
Citação: NEVES, Mário Djalme Montenegro de Castro - A emergência da ciência moderna e a sua representação no texto dramático. Coimbra : [s.n.], 2017. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/32399
Projeto: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/45285/2008/PT 
Resumo: Nas últimas três décadas assistimos a uma proliferação cada vez mais intensa de temas científicos em peças de teatro. A partir da constatação desta singularidade, este estudo procura estabelecer quais os primeiros momentos de encontro entre o teatro e a ciência moderna, analisando a produção literária dramática no período de emergência daquela. O resultado é uma viagem pela história do teatro, da ciência e das sociedades europeias dos séculos XVI, XVII e início do XVIII, através da análise de um corpus de peças que abordam um espectro temático amplo, desde as artes pré-científicas como a astrologia, a alquimia e a magia natural, até as primeiras representações da ciência moderna. O estudo está dividido em seis capítulos que correspondem ao agrupar por temas do corpus de textos dramáticos estudados. O primeiro reúne um conjunto de peças que refletem uma presença intrínseca da astrologia nas crenças e costumes das sociedades europeias europeias do século XVI e XVII. No segundo estão reunidos textos em que a presença das artes está associada à fraude e ao engano. No terceiro capítulo estudamos o caso particular de El Astrologo Fingido, da sua influência e adaptações. Num quarto momento debruçamo-nos sobre o conjunto das “peças médicas” de Molière, analisando o tratamento dramático dado por este autor à medicina. O quinto capítulo incide sobre a peça The Tragical History of Doctor Faustus e da relação aí estabelecida entre conhecimento e poder. Finalmente, no último capítulo, analisamos um conjunto de peças onde é possível detetar uma progressiva inscrição ciência moderna, associada às figuras epocais do século XVII do virtuoso, do projetista e do filósofo natural, e também à discussão pública sobre a educação e erudição femininas.
The last three decades witnessed a significant and progressive increase of scientific matters in theatre plays. Influenced by this interesting singularity, this investigation tries to establish which were the first theatrical instances of the meeting between theatre and modern science, studying theatre plays written during the period of its emergence. The result is a journey along the history of theatre, science and the european societies of the sixteenth, seventeenth and early eighteenth centuries, through the study of a body of theatre plays that cover a wide thematic spectrum from the pre-scientific arts like astrology, alchemy and natural magic, to the first representations of modern science. This study is organized in six chapters. The first gathers and analyses a group of plays that reflect a intrinsic presence of astrology in the social beliefs and practises in Europe during the sixteenth and seventeenth centuries. The second chapter studies theatre plays where we can find the arts associated to deceaving and fraud. In the third chapter we address the particular case of El Astrologo Fingido, with its wide influence and posterior adaptations by other playwrights. The fourth chapter is dedicated to Molière’s “medical plays” and the dramatic exploration of medicine by the French author. The fifth chapter consists of an analysis of the tragedy The Tragical History of Doctor Faustus and the relation it establishes between knowledge and power. Finally, in the last chapter we analyse a group of plays where we can detect a progressive inscription of modern science, associated with the social characters of the virtuoso, the projector and the natural philosopher, as well as with the public discussion about feminine education and knowledge.
Descrição: Tese de doutoramento em Estudos Artísticos, na especialidade de Estudos Teatrais e Performativos, apresentada ao Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/32399
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento

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