Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/32234
Título: A relação entre a perceção das atitudes e a manifestação de problemas de comportamento na adolescência
Autor: Berardo, Cláudia Sofia Sepanas 
Orientador: Dias, Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale
Palavras-chave: Problemas de comportamento; Adolescente; Práticas parentais; Atitudes Parentais; Problemas de Comportamento Internalizado; Problemas de Comportamento Externalizado
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: A relação entre a perceção das atitudes e a manifestação de problemas de comportamento na adolescência
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O papel desempenhado pelas atitudes educativas parentais no desenvolvimento e comportamento na adolescência tem sido amplamente suportado, surgindo um interesse pela sua pesquisa não só enquanto fator protetor mas também como fator de risco para alguns desvios. Neste sentido, a presente investigação foi concebida com o intuito de analisar a associação entre as perceções das atitudes parentais e a manifestação de problemas de comportamento no adolescente. A qualidade das atitudes dos pais foi considerada a partir da intensidade das perceções do afeto e das práticas parentais, enquanto a esfera comportamental incluiu comportamentos, de natureza internalizada e externalizada, reportados pelos adolescentes sobre as suas próprias ações e sentimentos. Para a concretização do estudo foi aplicado um protocolo de investigação composto por um questionário de caracterização sociodemográfica (tendo em consideração variáveis demográficas como a idade, sexo, localidade de residência, reprovações, coabitação e nível socioeconómico), o Youth Self-Report (YSR) da autoria de Achenbach (1991) e adaptado para a população portuguesa por Fonseca e Monteiro (1999), e o Inventário de Perceções adolescentes (IPA) adaptado por Fleming (1997) com base no trabalho prévio de Streit (1978). Estes instrumentos foram aplicados numa amostra de 409 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos (M = 14.93) de várias escolas e instituições do distrito de Portalegre e de Évora. Os resultados sugerem, de um modo geral, que as perceções positivas dos adolescentes sobre as atitudes parentais se relacionam inversamente com a manifestação de problemas de comportamento nas suas duas dimensões, internalizado e externalizado. As variáveis demográficas demonstraram interessantes contributos, assinalando-se diferenças significativas em função da idade, do sexo, da localidade de residência, das reprovações e da coabitação. No entanto, o nível socioeconómico não demonstrou relações relevantes com as variáveis em estudo.
The role of parents’ educational attitudes in the adolescence development and behaviour has been broadly supported, emerging an interest for research in this field, not only as protector factor but also as risk factor for some deviance. In this way, the present investigation was designed with the intention to analyse the association between the parental attitudes perceptions and the expression of adolescence behaviour problems. The parents’ attitudes quality was considered from the affect and parental practices perceptions intensity, while the behavioural problems theme include internalizing and externalizing behaviours, reported by the adolescents about their own actions and feelings. To materialize this study was applied an investigation protocol compose by a sociodemographic characterization questionnaire (taking into consideration demographic variables like age, sex, place of residence, school failure, cohabitation and socioeconomic level), the Achenbach’s (1991) Youth Self-Report (YSR), adapt for the Portuguese population by Fonseca and Monteiro (1999), and Fleming’s (1997) Adolescents’ Perceptions Inventory (IPA) based on previous work by Streit (1978). These instruments were applied to a sample of 409 adolescents of both sexes, with ages ranging from 12 to 19 years old (M = 14.93) from various settings, likes schools and institutions, in the Portalegre and Évora districts. The results suggest, in general, that adolescents’ positive perceptions of parental attitudes have an inverse relation with the expression of behaviour problems in both dimensions, internalizing and externalizing. The demographic variables demonstrate interesting contributes, significant differences were found in the role of age, sex, place of residence, school failure and cohabitation. However, no meaningful relations with the variables in the study were found in the socioeconomic level.
Descrição: Dissertação de mestrado em Temas de Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/32234
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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