Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/31848
Título: Capacidade de atração/repulsão de população nos municípios do Oeste : medição, fatores determinantes e importância para a sustentabilidade do crescimento económico
Autor: Aires, Regina Paula Dias Jesus 
Orientador: Simões, Marta Cristina Nunes
Palavras-chave: Economia local; Crescimento económico e mobilidade geográfica da força de trabalho.
Data: 15-Jul-2016
Editora: FEUC
Citação: Aires, Regina Paula Dias Jesus - Capacidade de atração/repulsão de população nos municípios do Oeste : medição, fatores determinantes e importância para a sustentabilidade do crescimento económico, Coimbra, 2016.
Resumo: O presente trabalho de investigação procura identificar e compreender como algumas das características existentes nas unidades territoriais a nível concelhio podem configurar-se como fatores atrativos ou repulsivos de população para esses territórios, condicionando o crescimento económico do Oeste de Portugal. Alguns concelhos do Oeste exibem um peso relevante da população residente em concelhos rurais a par de outros de forte pendor urbano, exibindo estes últimos, uma maior proporção de capital humano com qualificação superior. Tendo como propósito a medição de alguns fatores determinantes na capacidade de atracão e repulsão de população e sua importância para o crescimento económico, irão ser estudados os municípios, com especial ênfase os municípios classificados como Centros Urbanos Regionais, Caldas da Rainha e Torres Vedras e os Concelhos Complementares/Estruturantes que entre eles se posicionam, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e Óbidos. Estes seis municípios serão alvos de análise ao nível económico, demográfico e do mercado de trabalho para o período compreendido entre os anos de 2001 a 2011, visando a identificação de lógicas de atração ou repulsão na fixação de novos residentes e população empregada ou estudantil, com recurso à medição da capacidade de atratividade local, bem como da sua importância na sustentação de crescimento económico destas economias locais.
Descrição: Trabalho de projeto do mestrado em Economia (Economia de Crescimento e Políticas Estruturais), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Marta Simões.
URI: https://hdl.handle.net/10316/31848
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Regina Aires_TP_25-07-2016.pdf1.93 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

816
Visto em 16/abr/2024

Downloads 50

494
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.