Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31649
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sardo, Delfim José Gomes Ferreira | - |
dc.contributor.author | Archer de Carvalho, João de Castro Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T15:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/31649 | - |
dc.description | Tese de Mestrado em Arte Neo-Realista Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | Desenvolve-se este estudo sobre a Fase Negra (1942-45) do pintor Manuel Filipe (1908-1992) no contexto da sua polémica recepção em Portugal e da repressão que sobre ele se abateu. Esclarecendo aspectos fundamentais da sua vida (como desde quando começou a expor, ou se efetivamente escreveu e veiculou algum pensamento teórico estético sobre a arte e os artistas coevos a Manuel Filipe), que permaneciam esquecidos ou ignorados, tentou-se entender a sua série de carvões à luz da emergente corrente neo-realista da qual, na vertente visual e gráfica, foi um dos pioneiros entre nós, fortemente influenciado pelo expressionismo alemão e a nova objectividade, mas também pelos muralistas mexicanos, entretanto muito divulgados entre nós. A série dramática estrutura-se tematicamente à volta dos excluídos e dos marginalizados, da exploração operária e da exaltação do papel da Mulher, constituindo um amplo painel, formalmente não homogéneo, pois utiliza várias linguagens plásticas, de uma galeria de monstros e de um bestiário inumano representativo da atitude crítica do autor e testemunho da difícil situação da produção artística e cultural no auge da ditadura do Estado Novo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arte Neo-Realista Portuguesa | por |
dc.subject | Arte Contemporânea em Portugal | por |
dc.title | Manuel Filipe e a sua Fase Negra (1942-45) | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
dc.date.embargoEndDate | 2017-07-20T15:51:47Z | - |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.date.embargo | 2017-07-20 | * |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese, Parte I, Dissertação.pdf | Tese, Parte I | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Tese, Parte II, Anexos.pdf | Anexos, Parte II | 6.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
883
checked on Apr 23, 2024
Download(s) 20
1,860
checked on Apr 23, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.