Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/31649
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Sardo, Delfim José Gomes Ferreira | - |
dc.contributor.author | Archer de Carvalho, João de Castro Amaral | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-20T15:51:47Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/31649 | - |
dc.description | Tese de Mestrado em Arte Neo-Realista Portuguesa apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra | por |
dc.description.abstract | Desenvolve-se este estudo sobre a Fase Negra (1942-45) do pintor Manuel Filipe (1908-1992) no contexto da sua polémica recepção em Portugal e da repressão que sobre ele se abateu. Esclarecendo aspectos fundamentais da sua vida (como desde quando começou a expor, ou se efetivamente escreveu e veiculou algum pensamento teórico estético sobre a arte e os artistas coevos a Manuel Filipe), que permaneciam esquecidos ou ignorados, tentou-se entender a sua série de carvões à luz da emergente corrente neo-realista da qual, na vertente visual e gráfica, foi um dos pioneiros entre nós, fortemente influenciado pelo expressionismo alemão e a nova objectividade, mas também pelos muralistas mexicanos, entretanto muito divulgados entre nós. A série dramática estrutura-se tematicamente à volta dos excluídos e dos marginalizados, da exploração operária e da exaltação do papel da Mulher, constituindo um amplo painel, formalmente não homogéneo, pois utiliza várias linguagens plásticas, de uma galeria de monstros e de um bestiário inumano representativo da atitude crítica do autor e testemunho da difícil situação da produção artística e cultural no auge da ditadura do Estado Novo. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arte Neo-Realista Portuguesa | por |
dc.subject | Arte Contemporânea em Portugal | por |
dc.title | Manuel Filipe e a sua Fase Negra (1942-45) | por |
dc.type | masterThesis | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
dc.date.embargoEndDate | 2017-07-20T15:51:47Z | - |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.date.embargo | 2017-07-20 | * |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Artes - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese, Parte I, Dissertação.pdf | Tese, Parte I | 1.61 MB | Adobe PDF | View/Open |
Tese, Parte II, Anexos.pdf | Anexos, Parte II | 6.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.