Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/31535
Title: Implementação de um processo de autoavaliação:o caso da escola Cónego Jacinto Peregrino da Costa
Authors: Vicente, Lídia Margarida dos Santos Rocha Barbosa 
Orientador: Almeida, Margarida Isabel Mano Tavares Simões Lopes Marques
Lourenço, Rodrigo Teixeira
Keywords: Autoavaliação da escola; Cabo Verde
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Implementação de um processo de autoavaliação:o caso da escola Cónego Jacinto Peregrino da Costa
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A avaliação das escolas em Cabo Verde é um desafio, apesar dos avanços na Educação. Os esforços para o seu alcance são visíveis nas políticas educativas adotadas, através de leis que atribuem maiores competências às instâncias responsáveis pelas escolas. Compreende-se que, a autoavaliação das escolas seja um meio para alcançar a melhoria das escolas e a qualidade desejada no sistema educativo. O desafio traduz-se no desenvolvimento de capacidades das escolas para o efeito. Isto requer, o envolvimento de todas as partes interessadas para responder às demandas que se impõem e garantir a melhoria contínua das escolas e qualidade do serviço educativo prestado. No desenvolvimento do estágio, como forma de contribuir para a organização de processos de autoavaliação nas escolas, buscamos apoio em estudiosos da matéria, quais sejam, entre outros, Azevedo (2007), Alaiz et al., (2003), Diaz (2003) MacBeath et al., (2005) e CAF-Educação (2013) para desenvolver as competências técnicas necessárias para atingir a meta proposta. O objetivo proposto para o estágio foi “- promover e apoiar o processo de autoavaliação numa Escola, tendo sido escolhida para o efeito a Escola Secundária Cónego Jacinto Peregrino da Costa-”. Em termos de planeamento, baseamo-nos em modelos, como Commom Assessment Framework (CAF, 2013), Modelo Interativo de Planficação de Programas (Caffarella, 2002) denominado MIPP, entre outras opções para apoiar a escola a desenvolver o seu processo de autoavaliação. A realização de objetivos fulcrais, como o planeamento das ações; fomentar a socialização da equipa de autoavaliação da escola; apoiar a organização da equipa de autoavaliação da escola; organizar a formação de preparação técnica da equipa de autoavaliação e acompanhar e apoiar a concretização do processo autoavaliação da escola permite-nos concluir que o projeto teve um impacto positivo na escola. Todavia, considerando outras ações relevantes como acompanhar e apoiar a elaboração do relatório e o plano de melhorias, que não foram concretizadas, entendemos ser pertinente continuar com o apoio junto da escola para garantir a continuidade do processo.
The evaluation of schools in Cape Verde is a challenge, despite advances in education. Efforts to their scope are visible in education policies adopted by laws that assign greater responsibilities to bodies responsible for schools. It is understood that the self-evaluation of schools is a means to achieve aa better schools and the desired quality in the education system. The challenge is reflected in the capacity building of schools for this purpose. This requires the involvement of all stakeholders to respond to the demands that are imposed and ensure continuous improvement of schools and quality of educational services provided. In the stage of development, as a contribution to the organization of self-evaluation processes in schools , seek support scholars of the subject , namely , among others, Azevedo (2007 ), Alaiz et al., (2003 ), Diaz (2003 ) MacBeath et al., (2005) and CAF- Education (2013 ) to develop the technical skills needed to achieve the proposed goal. The proposed objective was to stage “- to promote and support the process of selfevaluation in School, having been chosen for this purpose the High School Canon Jacinto Pilgrim Costa- “. In terms of planning, we have relied on models such as the Commom Assessment Framework (CAF, 2013); Interactive Model Programs planning (Caffarella, 2002) called MIPP, among other options to support the school to develop their selfassessment process. The realization of key objectives, such as the planning of actions; foster the socialization of school self-evaluation team; support the organization of school self-evaluation team; organize the technical preparation of formation of self-assessment team and monitor and support the implementation of school self-evaluation process allows us to conclude that the project had a positive impact on the school. However, considering other relevant actions such as monitoring and supporting the preparation of the report and the improvement plan, which have not been realized, we believe it is appropriate to continue to support school together to ensure continuity of the process.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional (Organização e Gestão da Formação), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/31535
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Estágio Lídia Margarida Vicente.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

872
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

282
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.